O bife de fígado de boi possui um gosto forte e que não agrada muita gente, certo?
Porém, com algumas dicas, é possível prepará-lo de uma maneira muito saborosa.
Todos nós sabemos que o bife de fígado não é uma unanimidade quando o assunto é um bom prato de comida, né? Porém, o que a maioria desconhece é que o fígado é um alimento muito nutritivo e possui 9 tipos de vitaminas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você preparar um delicioso bife de fígado, deixando a carne molinha e sem o gosto forte.
COMO LIMPAR FÍGADO
Com a ponta da faca por baixo, retire as nervurinhas existentes no bife. São elas que deixam a carne mais durinha.
Deixe a carne na geladeira até o momento de cortar. O frio melhora a consistência e facilita no momento do corte.
Quanto menor o corte da carne mais rápido ele irá cozinhar na panela.
TEMPERE
O primeiro passo é temperar a carne da maneira que mais gostar, com alho, pimenta do reino, curry, manjericão e o que mais desejar. Faça do jeito que costuma a fazer com outras carnes e após temperá-lo leve-o à frigideira.
DEIXE MARINAR
A segunda dica é essencial para melhorar o sabor da carne. Deixe o fígado marinando com um fiozinho de azeite por, pelo menos, duas horas na geladeira.
Após ter temperado a carne, deixe-a marinar em um pote tampado com azeite, ou mesmo em um saco. Dessa forma, vai permitir que o sabor dos temperos seja melhor absorvido pela carne, melhorando o seu sabor.
O SEGREDO ESTÁ NO LEITE
No momento de preparar a refeição, retire os bifes da geladeira e adicione cerca de quatro colheres de sopa de leite para cada 500g de fígado. Misture bem e deixe descansar por mais meia hora fora da geladeira, tempo necessário para os bifes chegarem à temperatura ambiente. Dessa forma, a carne não perde tanto líquido quando for para a frigideira.
O leite é o grande responsável por deixar a carne super macia e retirar o gosto e o cheiro forte do fígado. Na hora de fritar, descarte o excesso de leite e aqueça bem a frigideira com azeite antes de colocar o bife para fritar. Lembre-se de corrigir o sal, para se assegurar de que não perder todo o sabor na marinada do leite.
Viu só? Seguindo essas dicas, você poderá alimentar-se de uma carne saborosa e rica em vitaminas e nutrientes sem os problemas mais comuns que o bife de fígado enfrenta. Aposte em algo diferente!