Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo e vice-governador Gabriel Souza acompanharam principais tendências mundiais em inovação, sustentabilidade e indústria 4.0
Conhecer as tendências tecnológicas da indústria mundial, prospectar novos mercados e atrair investimentos para o Rio Grande do Sul. Este foi um dos objetivos da missão brasileira à Feira Industrial de Hannover 2023, que aconteceu esta semana na Alemanha. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, esteve com o vice-governador Gabriel Souza na comitiva do RS, liderada pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry. A delegação do Brasil contou com 113 empresas do setor, de 19 estados, 174 representantes de grupos privados e entidades, sendo 65 empresários do RS.
A feira é um dos principais eventos mundiais sobre tecnologia para indústria e por tradição destaca-se como indicador de tendências para a área e manufatura avançada, buscando mais eficiência em processos. Grandes empresas dos setores mecânico, elétrico, digital e de energia apresentaram o que há de mais moderno em tecnologias e inovações para uma indústria mais eficiente, sustentável e inteligente. Rodadas de negócios para atração de investimentos e visitas técnicas em indústrias da região também fizeram parte das agendas na Alemanha.
"Hannover é a principal feira global da indústria, na qual grandes empresas mundiais apresentam soluções e tendências para o setor produtivo em alta tecnologia e inovação. Para se manter atualizado, o empresário brasileiro precisa conhecer o que a feira apresenta",ressalta o presidente da Fiergs, Gilberto Petry.
"Nesta missão, junto com o vice-governador, apresentamos as potencialidades do Estado e vocações produtivas, prospectando investimentos em áreas importantes como infraestrutura, energias renováveis, produção industrial sustentável, descarbonização e neutralidade de CO2 e inovação nos processos de automação nas indústrias. O RS possui grande potencial para se destacar no cenário nacional e internacional porque temos fontes de produção em energias renováveis, hídrica, eólica, solar e biomassa, o que nos coloca numa condição competitiva no cenário de sustentabilidade. Também buscamos ampliar nossa proatividade na prospecção de novos mercados e atração de investimentos, além de dar suporte aos empreendedores que participaram dessa missão em uma das maiores feiras do mundo", enfatizou o secretário Ernani Polo.
Um dos principais temas tratados em Hannover foi o processo de transição para uma economia focada nas baixas emissões de carbono, Indústria 4.0 e sustentabilidade, dentro das metas ESG mundiais. "Estamos nos preparando para aproveitar o atual momento do mundo e ter cada vez mais protagonismo, atrair novos negócios, agregar valor aos produtos gaúchos e gerar mais emprego e renda para o Estado", disse o vice-governador Gabriel Souza.