TRE-RS realizou a distribuição em função da redução no número de urnas eletrônicas disponíveis, atingindo mais de três mil seções
Na eleição deste ano quase 950 mil eleitores vão precisar mudar de seção eleitoral no Rio Grande do Sul. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou a redistribuição das seções. Essa reorganização já era esperada e ocorre em função da redução de urnas eletrônicas disponíveis no Estado. A medida envolve mais de 3 mil seções, que estão distribuídas por 329 cidades (66,1% do total de cidades gaúchas).
Entre os municípios que têm maior número de mudanças estão: Porto Alegre, com 399; Caxias do Sul, 201 e Pelotas, 120. Em algumas cidades, a reorganização vai afetar mais de 20% do eleitorado, como é o caso de São Domingos do Sul, onde 33,09% dos eleitores terá a seção alterada; seguido por Barra do Quaraí, com 27,72%; e Engenho Velho, com 22,76%.
CONSULTA NO SITE DO TRE
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, apesar da redistribuição, não haverá troca de local de votação, evitando contratempos maiores aos eleitores. A distribuição, explica ele, varia de acordo com o nome das pessoas. "A cada faixa de nomes, os eleitores caem em uma urna diferente do local", detalha ele.
A informação da mudança já pode ser consultada no site do TRE (clique AQUI e entre na seção Título eleitoral), bem como no e-Título.
Wobeto recorda ainda que essa movimentação é válida apenas para a eleição deste ano.
Além disso, nos locais de votação afetados terão pessoas escaladas para prestar orientações aos eleitores que não puderem consultar o número de sua urna previamente. Mesmo assim, o TRE-RS orienta que o maior número de pessoas já confirme o número de sua urna previamente, para evitar contratempos no dia da eleição.
O primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro e, nas cidades com segundo turno, o pleito será em 29 de novembro.
NA REGIÃO
Em quatro municípios da região há mudanças programadas em seções eleitorais:
Cerro Largo - Colégio Medianeira (duas seções), URI-Cerro Largo, Escola Estadual Pe. Traezel e Escola Estadual Sargento Silvio (Bairro Brasília);
Roque Gonzales - Escola Estadual Erico Verissimo;
Porto Xavier - Salão Paroquial Católico, CIEP e Auditório do IEE São Francisco Xavier;
Guarani das Missões - Escola João Przyczynski (duas seções) e Escola Estadual Guaramano.