A ACI Cerro Largo, entidade realizadora da Oktoberfest Missões, inicia nesta quinta-feira, dia 1º de junho, a comercialização dos espaços para expositores na festa típica alemã. Conforme acontece todos os anos, o evento, apesar de seu caráter mais festivo, oportuniza às empresas locais e externas a exposição e comercialização de seus produtos e serviços.
A novidade neste ano é a oferta de um número limitado de estandes externos, atendendo ao pedido - especialmente de associados - na edição do ano passado. A princípio, serão apenas 10 espaços fora dos pavilhões, focados naquelas empresas que necessitam de uma maior área para exposição de seus produtos.
As reservas dos espaços acontecem por ordem de chegada e iniciam às 8h30min desta quinta-feira, sendo exclusivamente aos associados da ACI neste primeiro momento. Para as empresas não associadas, a reserva inicia na segunda-feira, dia 4. Além da prioridade, associados possuem excelente desconto no valor da locação.
A organização estuda a possibilidade de realizar algum tipo de cobrança para acesso ao Parque de Exposições. Visando a manutenção do evento em seu formato popular, a ideia é que o acesso siga sendo livre até um horário específico, a princípio até às 15h. A medida segue a tendência dos eventos da região, com a vantagem de a Oktoberfest Missões oferecer atrações no Palco Alternativo durante todo o dia e justificar a cobrança de algum ingresso. A estimativa é que o ingresso custe R$ 10,00 - valor consideravelmente menor que outros eventos da região.
A ideia foi debatida em reunião promovida pela ACI com a participação das entidades que participam do evento. Para a comissão organizadora, a cobrança do ingresso para acesso ao parque, somente a partir de um determinado horário, irá antecipar a vinda dos visitantes e aumentar a sua permanência no evento, uma vez que as principais atrações acontecerão no final da tarde e noite.
A prática ainda visa beneficiar mais uma entidade, uma vez que será buscada alguma instituição do município para realizar o trabalho de controle deste acesso.
Se confirmada a prática, idosos e crianças terão acesso livre e estudantes pagarão somente meia entrada. É estudado ainda um passe permanente para todos os dias do evento com valor bem mais reduzido.