Cerro Largo, 15 de julho de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 08/07/2024 19:47:18 • Meteorologia

Onda de frio não dá trégua no Rio Grande do Sul

Terça-feira deve amanhecer ainda mais gelada
Paisagem congelada no amanhecer desta segunda, em Santana do Livramento (Foto: Fabian Ribeiro Leal / MetSul)

O frio não dá trégua no Rio Grande do Sul e segue registrando marcas extremas no Sul do estado, onde no começo desta segunda-feira (08/07) as mínimas foram por demais baixas a ponto de na Serra do Sudeste os termômetros terem marcado 5ºC negativos.

O Centro, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul tiveram tempo mais aberto, vento calmo e ar seco nas primeiras horas desta segunda-feira, além da maior proximidade do centro da massa do ar polar sobre o Centro da Argentina e o Uruguai com um reforço do ar polar.

Foi isso que favoreceu que o Oeste e o Sul gaúcho, como a MetSul Meteorologia previa, registrassem as menores temperaturas observadas nas primeiras horas desta segunda-feira com marcas ao redor e abaixo de 0ºC em diversas localidades.

As mínimas em algumas localidades, particularmente na fronteira com o Uruguai e nas baixadas da Serra do Sudeste, situaram-se entre as mais baixas deste longo episódio de frio que se iniciou no fim de junho.

Estação de baixada no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no Sul do estado, anotou a menor temperatura deste ano até agora no Rio Grande do Sul no início do sábado com 7,3ºC abaixo de zero e nesta segunda-feira marcou 5ºC negativos.

Foi mais uma marca extrema na Serra do Sudeste. No dia 30 de junho, a estação da localidade do Sul gaúcho havia anotado uma temperatura mínima de 7,1ºC negativos, seguida por 6,2ºC negativos em 1º de julho e 5,3ºC abaixo de zero no dia 2.

O frio muito intenso decorre uma massa de ar frio de origem polar associada a uma área de alta pressão de 1030 hPa sobre o Centro da Argentina e o Uruguai, o que favorece o frio extremo nos países vizinhos.

MÍNIMAS DE HOJE NO RIO GRANDE DO SUL

Veja lista de algumas temperaturas mínimas observadas no Rio Grande do Sul, em estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, da Secretaria da Agricultura e particulares (PWS):

Pinheiro Machado: -5,0°C
Bagé: -2,5°C
Herval: -2,1°C
Caçapava: -1,1°C
Quaraí: -1,0°C
Santana do Livramento: -0,6°C
Jaguarão: -0,3°C

Na Metade Norte, onde estão as maiores cotas de altitude do Rio Grande do Sul, as mínimas de hoje não foram tão baixas quanto na Metade Sul. por conta da abundante presença de nebulosidade e até com precipitação leve em diferentes pontos.

ONDA DE FRIO VAI LONGE

A MetSul Meteorologia reitera que o período frio no Rio Grande do Sul vai até a metade do mês com tendência de aquecimento no estado a partir da semana que vem. Nos próximos dias, a temperatura segue baixa com frio de manhã, tarde, noite e madrugada.

O Sul do estado, em particular a fronteira com o Uruguai, a Campanha e a Serra do Sudeste, serão as regiões com as menores temperaturas nos próximos dias com muitos dias ainda pela frente de marcas ao redor ou abaixo de 0ºC.

O início desta terça-feira (09/07) na Metade Sul gaúcha e em parte do Centro e do Oeste deve ser opcionalmente frio. Marcas de -2ºC a -5ºC são típicas em diversas cidades e nas baixadas da Serra do Sudeste podem fazer até -5ºC a -7ºC, não se descartando marcas ainda menores.

Fonte: MetSul Meteorologia
meteorologia
previsão
tempo
frio
inverno
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp