


120 colaboradores dos 28 pontos de recebimento de grãos da Coopermil na região Noroeste participaram, divididos em três grupos, de capacitações realizadas de 4 a 6 de setembro, junto à unidade de Tucunduva. Na pauta do treinamento, conduzido pela Gerência de Classificação e Certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar, a qualidade dos principais grãos produzidos na região: soja, milho e trigo.
Durante o treinamento foram abordados os conceitos de classificação e as normas oficiais, importância, procedimentos para a classificação e métodos adotados na Coopermil. A pauta se torna importante diante da atuação da cooperativa na maior região produtora de milho no Estado, sendo também uma das principais produtoras de soja e de trigo, impactando sobre a segurança e soberania alimentar de milhares de pessoas.
Somente a Coopermil possui capacidade total estática para armazenagem de quatro milhões de sacas de grãos, mas o volume que passa pela cooperativa é ainda superior. Os armazéns da cooperativa seguem os padrões de controle de qualidade de armazenagem de grãos e são certificados por empresas certificadoras independentes.
O classificador da Emater, Volnei Luís Koche, que conduziu a capacitação, destaca que a parceria entre a Instituição e a Coopermil neste tipo de treinamento já perdura seis anos e importantes resultados são percebidos na qualidade dos produtos recebidos e comercializados na cooperativa. Com a classificação e obtenção da qualidade de grãos, a Coopermil almeja remunerar bem e de forma justa os produtores, obter bons resultados e manter-se como referência pela qualidade dos produtos.
Para se atingir a qualidade no recebimento dos grãos nos armazéns são necessários cuidados nas amostragens, análises, beneficiamento, secagem e expurgo.
Participaram do treinamento colaboradores que atuam nas unidades de recebimento de grãos da Coopermil junto aos municípios de Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tucunduva, Tuparendi, Três de Maio, Santo Cristo, Santa Rosa, Giruá, Campina das Missões, Cândido Godói, Ubiretama, São Pedro do Butiá, Guarani das Missões, Sete de Setembro, Santo Ângelo e Cerro Largo.
A capacitação também foi acompanhada pelo supervisor de grãos da cooperativa, Tiago Angioletto, e pelo coordenador de recebimento e armazenagem de grãos, Jean Drei Formentin, que reiteraram o compromisso de atender com qualidade o produtor associado, os compradores e os consumidores.
O gerente regional da Emater, Valmir Thume, e a gerente adjunta, Ivânia Polaczinski, também prestigiaram o treinamento nesta quarta-feira (06/09), reiterando a importância das parcerias em prol do desenvolvimento rural da região.