Um jogo de futebol é emocionante por si, mas encanta por tudo que cerca sua cultura: torcedores, cidade, estádio, sentimentos e, claro, histórias
Muitas vezes, chutar uma bola escreve roteiros tão grandiosos quanto dos grandes filmes de Hollywood. E o ator Ryan Reynolds, conhecido especialmente pelo seu papel na franquia de filmes do herói Deadpool, da Marvel, captou muito bem isso.
Dentre o grande número de séries e documentários sobre futebol, Bem-vindo ao Wrexam é um dos principais. Talvez seja até o principal, o que conseguiu mover mais paixões e interesse, dentro dos documentários.
A docussérie Bem-vindo ao Wrexham é um documentário (muitas vezes bem-humorado!) que narra a jornada do Wrexham A.F.C., um dos clubes mais antigos do mundo, a partir da perspectiva de seus novos proprietários, os atores Rob McElhenney (de It’s Always Sunny in Philadephia) e Ryan Reynolds (de Deadpool).
A dupla adquiriu o clube galês em fevereiro de 2021, quando o Wrexham ainda estava na quinta divisão do futebol, longe até do profissionalismo do esporte no País de Gales e na Inglaterra. A série mostra como a chegada dos novos donos, com sua notoriedade mundial, trouxe visibilidade, visitas especiais (inclusive do Rei Charles) e novos investimentos ao clube e a uma cidade até então pacata.
A jornada é tão espetacular, que um clube até então esquecido consegue chamar atenção a ponto de fazer partidas contra Chelsea e Manchester United, nos Estados Unidos. É claro, muita coisa acontece até lá e o roteiro do time continua a ser escrito ao longo da temporada de futebol no Reino Unido.
Evidente que Ryan Reynolds e Rob McElhenney são os rostos mais conhecidos, mas não são os únicos famosos a aparecer. A atriz Blake Lively (de Gossip Girl), esposa de Reynolds, vez ou outra aparece para comentar sobre "a nova loucura" de seu marido.
O ator Will Ferrell (de Saturday Night Live), que é sócio-proprietário do Los Angeles Football Club, também aparece em alguns episódios.
O protagonismo, contudo, é bem dividido. Torcedores emblemáticos do Wrexham ajudam a contar a história, assim como membros do time profissional – com destaque para o artilheiro Paul Mullin.
Até o momento a série teve três temporadas e um total de 41 episódios, mas uma quarta temporada já foi encomendada para seguir a contar a história do Wrehxam e seus donos.
A série Bem-vindo ao Wrexam está disponível no streaming do Disney+.
- Fundado em 1864, o Wrexham é o clube mais antigo do País de Gales.
- O Wrexham também é o terceiro clube de futebol profissional mais antigo do mundo.
- Artilheiro do time, Paul Mullin virou tão ídolo e ficou tão famoso que até conseguiu uma participação no aclamado filme Deadpool e Wolverine.
- A série conquistou cinco prêmios Emmy, em 2024.