Cerro Largo, 02 de setembro de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 08/12/2020 17:49:53 • Cerro Largo

Coopercaun e Assistência Social apelam por mais apoio da comunidade

Maior dificuldade é a não observância da correta separação do lixo nas residências
Cláudia Harlos Heck e Tatiane Ribeiro, na Coopercaun (Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (8/12), a secretária do Trabalho e Assistência Social, Cláudia Heck esteve na Coopercaun para tratar de assuntos urgentes com a diretora financeira Tatiane Ribeiro.

A cooperativa, que atualmente vem atuando com 21 cooperados, solicita apoio dos cidadãos, no sentido de colaborarem com o trabalho que é feito diariamente por este setor tão importante para Cerro Largo.

Dificuldades que persistem

No momento atual o maior receio dos cooperados é contrair o vírus por meio de material contaminado que sai da casa das pessoas. Por isso novamente o apelo é para que as pessoas prestem atenção ao descartar máscaras, lenços, palitos, guardanapos, papel higiênico dentre outros materiais que tenham contato direto com o corpo.

De acordo com Tatiane Ribeiro, "estamos lutando pra diminuir um problema que persiste, que é falta de cuidados por parte da população na hora de descartar seu lixo. Pois nunca sabemos se os resíduos que saem das casas estão vindo de uma pessoa infectada ou não pela Covid-19. Por isso é muito importante que cada cidadão ao descartar a máscara coloque no lixo úmido. Todo o material que tiver contato com o com o corpo deve ser obrigatoriamente descartado no lixo úmido".

"Outro fator que está prejudicando nosso trabalho, é que está vindo muito lixo misturado. Por exemplo: em dias de lixo seco está vindo misturado com papel higiênico ou restos de comida, embalagens shampoo, água sanitária, garrafa pet, detergente e quando isto acontece, traz danos ao trabalho e vai para rejeito", destaca Ribeiro.

Tatiane também alerta: "referente aos absorventes e fraldas, que também estão vindo misturados com lixo seco. Isto não pode acontecer".

Respeitar os dias de coleta

Outro fator que precisa ser retomado junto à comunidade cerro-larguense é a respeito da separação do lixo seco e lixo úmido.

O processo de separação do lixo é total responsabilidade de cada cidadão, e isto é fundamental para o bom andamento dos trabalhos da Cooperativa de Catadores Unidos Pela Natureza (Coopercaun).

Lembrando que segunda, quarta e sexta-feiras são dias de colocar para fora o lixo úmido (resíduo orgânico) e terças e quintas-feiras são dias da coleta do lixo seco (resídulo reciclável).

Animais mortos junto com lixo seco

"Seguidamente nos deparamos com animais mortos no lixo seco (galinha, rato). Isto não pode acontecer, pois causa muitos transtornos para nossos trabalhadores, além do risco de trazer doenças. Seringas e cacos de vidro também não podem ser descartados no lixo seco e nem no lixo úmido", desabafa Tatiane Ribeiro.

Agradecimento aos parceiros

Atualmente a Coopercaun conta com 25 parceiros do comércio local, que destinam diretamente para a cooperativa 100% do lixo reciclável.

"Pedimos para a população colaborar, pois assim conseguiremos melhorar cada vez mais nosso trabalho, o que é bom para a Coopercaun, é bom para o município e para a população", finaliza Cláudia Heck.

Fonte: Luís Henrique Franqui
coopercaun
catadores
lixo
rsu
coleta seletiva
lixo seco
lixo úmido
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp