Prato típico do Oriente Médio, o quibe caiu nas graças dos brasileiros pelo seu sabor e versatilidade, podendo ser preparado cru, assado ou frito para as principais refeições do dia.
Tradicional em barzinhos, lanchonetes e restaurantes de comida árabe, o quibe foi trazido ao Brasil pelos libaneses, mas, antigamente, estava longe de ser um quitute.
Na verdade, o prato era muito consumido pelas pessoas mais pobres, pois a farinha misturada a carne fazia o alimento render. E assim, saciava a fome das famílias que viviam nas áreas próximas ao Mediterrâneo.
Com o passar dos anos, o quibe foi ganhando cada vez mais fãs, que incorporaram diversos ingredientes à receita, como queijo, presunto, peixe e salada de verduras, que forma o tradicional tabule.
Assim, o prato se tornou mais procurado e ganhou o título de iguaria ideal para a hora do almoço.
Para prepará-lo com muito sabor, é preciso apenas combinar a carne moída com a farinha de quibe e temperos, como pimenta, hortelã, cebola, sal e limão, e especiarias como noz moscada, pimenta síria e cominho, por exemplo.
Essa é aquela tradicional receita de quibe frito, ideal para comer tendo uma cervejinha ou suco bem gelado como acompanhamento.
Para dar uma cara mais colorida, você também pode servir o prato com uma salada simples de alface e tomate. Vamos à receita!
Ingredientes:
1/2 de carne moída;
1/2 de farinha de trigo para quibe;
1 litro de água;
1 cebola grande picada;
4 dentes de alho picados;
2 ramos de hortelã;
Óleo para fritar;
Pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Passo 1. Em um recipiente, reserve o trigo e despeje a água fervente. Deixe hidratar por duas horas. Nesse período, a farinha vai sugar toda a água. Sendo assim, use o mesmo recipiente para misturar a carne moída, a cebola, o alho, a hortelã picada, o sal e a pimenta do reino.
Passo 2. Com as mãos, molde os quibes, apertando bem firme, para que ele não desmanche na hora da fritura.
Passo 3. Em seguida, é só colocar os salgadinhos no óleo quente até dourar e escorrer no papel toalha. Pronto para comer!