Cerro Largo, 18 de outubro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 16/10/2024 18:30:29 • Geral

Horário de verão não será retomado em 2024

Mas uma nova avaliação será feita ano que vem
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Freepik)

Medida foi extinta em 2019; Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico recomendou volta, mas governo descartou para este ano

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado em 2024. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico chegou a recomendar a volta, mas o governo descartou decretar o retorno da medida neste momento. Segundo Silveira, contudo, a volta do horário de verão – extinto em 2019, após 88 anos de vigência – será reavaliada em 2025.

"Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação de horário de verão para esse verão. Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento, ainda muito modesto, da nossa condição hídrica. Mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar, sim, a volta dessa política para 2025", disse Silveira.

Além disso, segundo o Ministro, se o horário de verão fosse retomado em 2024, só poderia ser adotado a partir de novembro, o que impediria o aproveitamento do período de maior benefício econômico da medida, que ocorre entre outubro e meados de dezembro.

O ministro destacou, no entanto, que é importante que o horário de verão seja sempre considerado como uma política que ajude na economia de energia elétrica no país. "A política voltou a ser considerada no Brasil e não está descartada para períodos posteriores".

Fonte: R7
Horário de verão
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp