Cerro Largo, 29 de março de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 06/08/2021 19:31:41 • Agronegócio

Guardiãs de sementes crioulas são destaque em evento

Saberes, Sabores e Sementes Crioulas acontece no formato digital

 

Com o tema "As guardiãs e suas tramas na preservação da agrobiodiversidade crioula em Ibarama" acontece na próxima sexta-feira (13/8), uma nova edição do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas. Pelo segundo ano, devido à pandemia causada pelo coronavírus, o evento será realizado em formato digital, a partir das 14h, nos canais oficiais da Emater/RS-Ascar no Facebook e Youtube.

A programação conta com falas de mulheres que fazem parte do trabalho de conservação e multiplicação de sementes crioulas tão importantes para a Segurança e Soberania Alimentar e a preservação da agrobiodiversidade. A mediação é da extensionista rural Agropecuária da Emater, Lilian Rodrigues. As participantes serão: a extensionista rural Social da Emater Letícia Fagundes, as guardiãs das sementes crioulas Joelita Aparecida Puntel Scota e Marineusa Trevisan Scota, a guardiã mirim Larissa Milani Scota e a professora da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Marielen Priscila Kaufmann.

Lilian Rodrigues, explica que este ano a comissão organizadora optou por valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres como guardiãs promotoras da preservação da agrobiodiversidade crioula, as evidenciando na Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama.

Rodrigues destaca que as mulheres têm diversos afazeres nas propriedades rurais, muitas vezes tendo tripla jornada de trabalho e, como guardiã das sementes crioulas, são elas que cuidam das sementes, plantam, produzem e preparam os alimentos, resultando em receitas nutritivas e saborosas para a família, garantindo a segurança e a soberania alimentar. "O trabalho que a mulher desenvolve em uma propriedade rural muitas vezes passa despercebido aos olhos e não é dada a devida importância. Então, o objetivo do evento deste ano é promover esse reconhecimento, e mostrar o protagonismo que a mulher guardiã das sementes crioulas está tendo dentro e fora da propriedade rural, perante à sociedade", frisa.

Segundo a extensionista o trabalho feminino é diferenciado, pois além de seus afazeres na lavoura, como agricultoras, as mulheres ainda têm ações nas hortas, pomares, alimentação dos animais, atividades domésticas, cuidados com a família. "Além da preservação das sementes crioulas, como algo que não se pode mensurar, que é o amor pelo cultivo dessas sementes, a vontade de manter vivas as tradições herdadas e a convicção de que com esta produção estão cuidando do ambiente em que vivem, usufruindo de uma alimentação mais saudável, saborosa e nutritiva".

Atualmente integram a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, cerca de 20 agricultoras. Contudo, a extensionista destaca que o resgate das sementes crioulas é realizado por mulheres em diversas propriedades rurais do município. "Em cada propriedade rural, onde a mulher faz esse trabalho de preservação e cuidados com as sementes crioulas, cultivando, armazenando e multiplicando, a mesma pode ser considerada guardiã. Sendo assim, há muito mais guardiãs no município de Ibarama, do que somente as que propriamente integram a Associação".

Já para a tradicional troca e aquisição de sementes crioulas que acontece no evento pode ser realizada por meio do Escritório da Emater de Ibarama pelo e-mail [email protected] ou o telefone (51) 9.9534.7904, ou aquisição e trocas diretamente com os guardiões, sempre tomando os devidos cuidados sanitários.

O Saberes, Sabores e Sementes Crioulas é uma parceria entre Emater, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Prefeitura de Ibarama, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e Embrapa Clima Temperado.

Fonte: Carina Venzo Cavalheiro / Emater
emater
emater/rs-ascar
saberes
sabores
sementes crioulas
ibarama
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp