Cerro Largo, 29 de março de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 22/03/2022 12:29:56 • Educação

Apresentada cartilha sobre igualdade de gênero

Iniciativa é da mestranda da UFFS-Cerro Largo, Cláudia Harlos Heck
Cláudia Jussara Harlos Heck (Foto: Luis Henrique Franqui)

Discutir sobre a importância da inserção contínua do tema envolvendo a igualdade de gênero e a violência doméstica contra a mulher, dentro da comunidade cerro-larguense, em locais como escolas, postos de saúde, assistência social, entre outros; oferecer um complemento às atividades escolares; e divugar o assunto em eventos e campanhas que envolvam o tema.

Estes são alguns dos objetivos propostos pela cartilha Igualdade de gênero: Hoje é um novo tempo, que é uma iniciativa da mestranda Cláudia Jussara Harlos Heck, do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS-Cerro Largo.

A apresentação da cartilha ocorreu ontem (21/3), na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, um espaço cedido aos cidadãos cerro-larguenses no início das sessões ordinárias do Poder Legislativo.

Além dos edis e do público que acompanha as sessões, prestigiaram a apresentação de Cláudia Heck a secretária municipal de Educação e Cultura, Neiva Fogolari; o promotor de Justiça, Thiago Luís Reinert; a defensora pública, Morgana Magali Gregori; o comandante da Brigada Militar, tenente Vanderlei Menin; além de representantes do COMDIM, CRAS, Rotary Club e Interact Club. A imprensa local também marcou presença, por meio do Portal LH Franqui e do jornal Folha da Produção.

Em sua explanação, Cláudia destacou que a cartilha surgiu da necessidade de ampliar as políticas públicas de proteção à mulher, principalmente porque em pequenos municípios não existem órgãos especializados no atendimento à mulheres vítimas de violência.

"Pretende-se oportunizar ao público feminino e masculino uma profunda reflexão sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero, levando em consideração que muitos estudos vêm trazendo resultados que evidenciam o patriarcado como um dos vícios sociais incentivadores da violência contra a mulher", enalteceu Heck.

Com conteúdo de simples linguagem, a cartilha aborda algumas leis que protegem as mulheres vítimas de violência, em especial a Lei Maria da Penha, e oportuniza um trabalho interdisciplinar que traz outros temas importantes para o bem estar da sociedade, tais como alcoolismo e drogas, como fatores de violência.

Fonte: Luís Henrique Franqui
cartilha
igualdade de gênero
violência
mulher
cláudia harlos heck
uffs
uffs-cerro largo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp