A empresa que opera as linhas intermunicipais Cerro Largo/Santo Ângelo e Porto Xavier/Santo Ângelo, deixará de oferecer o serviço a partir do próximo domingo, dia 15 de setembro.
Atualmente, já não havia a operação diária dessas linhas, que funcionavam apenas nas segundas, quartas, sextas e sábados.
Com a suspensão do serviço, os moradores dessas comunidades - e das localidades nos trajetos também atendidos - ficam sem o transporte via ônibus.
Uma equipe do DAER está em Cerro Largo, para avaliar a situação e viabilizar que uma nova empresa assuma essas linhas.
Não há prazo para a retomada dos serviços.
A reportagem do Portal LH Franqui apurou, de maneira extraoficial, que três empresas estariam dispostas a assumir a operação dessas linhas, principalmente a que liga Cerro Largo a Santo Ângelo.
Não obtivemos os nomes das empresas, mas seriam uma com sede em Cerro Largo, uma de São Pedro do Butiá e uma de Guarani das Missões.
A queda contínua no número de passageiros que utilizam os serviços de transporte intermunicipal, tem inviabilizado a operação de diversas linhas em todo o interior do estado.
Do mesmo modo, praticamente não existem mais estações rodoviárias em operação, pelo mesmo motivo.
Em nossa região, por exemplo, seguem em operação as estações rodoviárias em Cerro Largo, Santo Ângelo, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga. Nos demais municípios, há pontos de venda e paradas onde os ônibus recebem e entregam passageiros.
Infelizmente não há perspectiva de aumento no fluxo de passageiros nas linhas intermunicipais. Muito pelo contrário.