Cerro Largo, 28 de março de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 20/04/2021 14:24:43 • Porto Xavier

Bolsas interativas impactam meio rural de Porto Xavier

Iniciativa facilita o acesso a informações técnicas e sociais para 300 mulheres
Crédito: Emater/RS-Ascar / Divulgação

Como forma de promover o acesso à informação no meio rural, passo importante para tomada de decisões qualificadas, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Saúde e Emater/RS-Ascar estão distribuindo bolsas interativas, por meio do projeto Roda, em Porto Xavier. O projeto, que surgiu em 2018, assume também importância neste momento da pandemia da Covid-19 permitindo, que mesmo com o distanciamento social, as entidades consigam se comunicar e levar materiais até aproximadamente 300 mulheres dos grupos organizados de senhoras e jovens.

Desde o dia 6 de abril, estão sendo entregues nas comunidades bolsas interativas, sob agendamento de horário e local, em sistema drive thru. Novas sacolas serão distribuídas com periodicidade de dois meses em cada comunidade, sendo que na oportunidade as participantes devolvem a sacola recebida anteriormente com os resultados de alguns dos desafios propostos e levam para casa uma nova, com outras orientações e atividades a serem realizadas. "Estamos recebendo o retorno das mulheres através de fotos e vídeos, que é muito gratificante para todos os envolvidos. Também contamos com o apoio, que é muito importante, das agentes de saúde que acompanham a execução das atividades", explica a extensionista social da Emater, Cristiane dos Santos Ferrioli Siqueira.

Desafios lançados

No mês de abril, a bolsa veio repleta de informações e desafios voltados ao artesanato, produção própria de alimentos, educação e promoção da saúde e interação social. Nela, estava um pano de prato e materiais par que pudessem bordar flores de girassol. Como o girassol é símbolo do projeto também foram enviadas sementes para que pudessem cultivar em suas casas, seja para embelezamento de arredores ou para consumo. Todos foram desafiados a posteriormente colher e distribuir sementes também a vizinhos e amigos, quando novamente possível for.

Ainda na sacola, uma toalha de lavabo a ser decorada com as noções de artesanato de cada um. O envio da toalha tem um significado especial, uma espécie de lembrete para que não esqueçam de lavar frequentemente as mãos, principalmente neste momento de pandemia.

As mulheres foram presenteadas também com doces e desafiadas a decorar um vidro vazio de pepino para guardar as guloseimas.

Um jogo didático, com trilha e dado, enviado, contém orientações importantes sobre prevenção à Covid-19. O desafio é jogar com a família e orientar os demais em relação a tais cuidados.

No que tange à produção de alimentos para autoconsumo, orientações sobre cuidados e manejo da horta também são compartilhados. Ainda em uma proposta de promoção da segurança e soberania alimentar, receitas estão sendo enviadas junto à bolsa, com a proposta de que cada um construa um caderno com receitas práticas e saudáveis.

Por fim, neste momento, cada integrante foi desafiada a preencher cartões para uma árvore de desejos, que incitará uma discussão sobre prioridades e metas. "Além desse material a sacola também vai recheada com muito carinho, saudade, abraços, sorrisos e muito cuidado que o momento em que vivemos exige", destacam as organizadoras.

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
projeto roda
bolsa interativa
cras
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp