Cerro Largo, 19 de abril de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 29/02/2024 12:58:01 • Política

Vice-governador recebe prioridades das Missões

Foi feita a entrega do Caderno de Prioridades para as Missões
Vice-governador Gabriel Souza, no encontro com a AMM (Foto: Assessoria de Imprensa)

AMM realizou um encontro de Prefeitos e lideranças regionais durante a programação da Assembleia de Verão da Famurs, no litoral gaúcho

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) reuniu prefeitos, primeiras-damas, deputados e secretários, na noite de terça-feira (27/02), em Xangrilá, para a apresentação do Caderno de Prioridades para as Missões – Demandas Regionais 2024 a 2030, com a presença do vice-governador Gabriel Souza.

O presidente da entidade, prefeito de Pirapó Auri Kochhann, fez a abertura da reunião, agradecendo a integração entre os prefeitos e parceria na busca de recursos para gerar desenvolvimento nos 27 municípios missioneiros. Auri falou sobre as demandas da região, um conjunto de projetos que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para quem vive nas Missões. "Não é um documento decorativo para ser guardado e esquecido. Deve ser consultado e relembrado sempre. Esse caderno deve nortear os projetos da associação nos próximos anos. Sabemos onde estamos, para onde queremos ir e o que nos leva até lá. Integrados vamos traçar os caminhos e planejar com dedicação, a gestão e monitoramento, para que possamos acompanhar os projetos identificando obstáculos e se necessário corrigir tomando medidas em conjunto, para que possamos atingir nosso objetivo", reiterou Auri Kochhann.

A apresentação dos detalhes do caderno foi feita pelo consultor da AMM, o engenheiro Álvaro Theisen, que reforçou o caráter de referência do documento observando que o desenvolvimento regional exige consenso sobre as pautas de interesse coletivo e constância nos seus propósitos, pois se trata de uma visão de médio e longo prazo que demandam muito tempo e esforço contínuo para serem alcançados. Esse documento sintetiza a pauta coletiva com as demandas identificadas de interesse de toda a região com as prioridades até 2030. A região missioneira é muito carente de recursos externos, para dar o salto qualitativo necessário, este documento orienta os Governos Federal e Estadual no sentido de identificar as necessidades locais. Por outro lado, a posição estratégica da região como corredor de integração com a Argentina e o Chile identificam a necessidade de infraestrutura de estradas e também a sua vocação histórica com o turismo.

O desenvolvimento regional consistente, exige consenso sobre as pautas de interesse coletivo e atos contínuos em busca dos propósitos, pois estamos trabalhando pautas que só podem ser conquistadas a médio e longo prazo. Durante a apresentação, Theisen reiterou que esse caderno é uma iniciativa pioneira de alinhamento das forças locais, na busca do desenvolvimento local planejado.

O caderno apresenta 22 demandas estratégicas, divididas entre pautas para o Governo Federal e Governo Estadual, nas áreas de infraestrutura, cultura, turismo, educação, saúde, habitação e empreendedorismo.

O deputado estadual Eduardo Loureiro, destacou a importância do alinhamento estratégico para o desenvolvimento da região, reafirmando seu compromisso com as Missões. Ele evidenciou em sua fala a importância das pautas regionais estarem organizadas e fez um relato a reunião com o governador Eduardo Leite, onde tratou sobre os projetos elencados como prioridades das Missões e sobre as várias agendas realizadas em Brasília na última semana, que trataram sobre projetos de várias áreas e reforçam o progresso dos 27 municípios que compõe a região missioneira.

O vice-governador Gabriel Souza, sempre muito atencioso com os Prefeitos da AMM, fez uma explanação sobre a situação do estado e ouviu com atenção Prefeitos e demais lideranças regionais. Gabriel parabenizou a Associação dos Municípios das Missões, pela organização do Caderno de Demandas, que compila prioridades e organiza projetos de interesse regional. O Vice-governador explicou aos presentes, os desafios que o Estado está enfrentando, neste ano, do ponto de vista fiscal e questões que podem inviabilizar neste momento, investimentos que o Governo quer fazer. "Bons projetos como os apresentados pela AMM são bem-vindos. Espero em breve ter soluções para poder contemplá-los", reforçou Gabriel.

Também presentes no encontro, o deputado Rafael Braga e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul Luiz Fernando Rodrigues, em suas manifestações, afirmaram apoio aos projetos das Missões.

Fonte: Izabel Cristina Ribas / Assessoria de Imprensa AMM
amm
missões
assembleia de verão
famurs
caderno de demandas
prioridades
vice-governador
Gabriel Souza
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp