Em Buenos Aires (Argentina), está acontecendo nesta semana um encontro entre brasileiros e argentinos para tratarem das organizações burocráticas que visam à construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier.
O Brasil está representado pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões, Paulo Peixoto, pelo prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, pelo secretário de Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, e pelo prefeito de São Nicolau e diretor do Detur, Ricardo Klein.
Na capital argentina, com o apoio do Itamaraty e do Consulado Brasileiro de Buenos Aires, a comitiva brasileira foi recebida pelo embaixador Sérgio França Danese, que determinou que fossem acompanhados pelo diplomata Joaquim Araújo em todas as audiências realizadas na quarta-feira (4), no Congresso argentino e demais Ministérios e Departamentos.
Os representantes brasileiros foram com o escopo de estreitar ainda mais a relação entre os dois países, visando buscar o convencimento das autoridades argentinas nas diversas esferas do Governo e também da Baixada Brasileira.
Os pontos mais destacados pela comitiva foram: a estima que a construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier tem para o desenvolvimento econômico do Noroeste gaúcho e de todo o país, indistintamente, tendo em vista a localização estratégica na qual ficará localizada, perto do porto fluvial de Santa Ana, na Argentina, que deverá ser construído no próximo ano, por onde escoará as importações de soja e milho e outros produtos do Paraguai e do estado do Mato Grosso, como também, os produtos frigoríficos produzidos no Rio Grande do Sul, principalmente, na região missioneira, para a exportação ao continente asiático através do porto de Buenos Aires e Montevideo, no Uruguai, bem como a integração do Mercosul.
Outro ponto abordado, foi ressaltar a importância para o crescimento do setor turístico, chamando olhares para as riquezas missioneiras, envolvendo a rota missões, e a história guarani-jesuítica. E consequentemente, o aumento da infraestrutura, atraindo investidores para o norte e noroeste gaúcho, gerando empregos, renda e qualidade de vida para a população.
Para tanto, o principal motivo das reuniões em Buenos Aires foi levar ao conhecimento das autoridades nacionais os avanços das etapas para a construção da ponte internacional, evidenciando os investimentos já promovidos pelos brasileiros, o desenvolvimento do anteprojeto, e acima de tudo, pedir o apoio aos governantes argentinos para as fases subsequentes.
Além das audiências que estavam programadas, a comitiva oficial brasileira foi também recebida na Câmara dos Deputados, pelos deputados nacionais de Misiones, Jorge Franco e Ricardo Welbach, e no Senado da República, pelo senador Humberto Schiavone, que manifestaram apoio em relação à construção da ponte internacional.