Cerro Largo, 19 de setembro de 2021. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 2021-07-24 21:43:39

ACI Cerro Largo comemora 64 anos de fundação

Desde 25 de julho de 1957, a ACI participa da vida empresarial do município e região
Sede da Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo (Foto: Arquivo)

A ACI de Cerro Largo, desde 25 de julho de 1957, participa da vida empresarial do município e região, atuando com foco no desenvolvimento sustentável em prol de seus associados. Congrega em seu quadro associativo, empresários representantes de todos os setores da economia.

Com experiência e tradição conquistadas ao longo desses anos, incluindo evolução e inovação constantes, a entidade oferece apoio, modernidade e empreendedorismo na prestação de serviços ao associado.

Diretoria

A atual gestão assumiu a entidade no dia 5 de maio de 2020: Presidente: Henrique Lunkes; 1º Vice-presidente: Rodrigo Neuberger; 2º Vice-presidente: Adriano Strieder; 1º Tesoureiro: Jorge Schommer; 2º Tesoureiro: Junior Tolffo; 1º Secretário: Adriel Schardong; 2º Secretário: Fabricio Costa Oliveira; Diretor Industrial: Carlos Eduardo Spohr.

Desafios e Realizações

"Assumimos a entidade em meio a uma pandemia e o nosso desafio era estar próximo do associado, representa-los da melhor maneira e nos reinventar para cumprir com os nossos objetivos. E, para isso, a tecnologia foi a nossa maior aliada", destaca Henrique Lunkes, que elenca algumas providências tomadas:

- A primeira decisão que tomamos, logo na primeira semana, foi criar uma plataforma digital (Portal do Associado) para gerar muito conteúdo gratuito, sobre inovação, gestão, marketing, criatividade, vendas, organização, entre outros assuntos que poderiam ser um suporte para as empresas, durante a pandemia.
- Reforçamos e buscamos novas parcerias, fizemos convênios com o “Sistema S” e várias outras empresas que beneficiam o associado.
- Também criamos o programa “Café com a ACI”, que tem como objetivo entrevistar e divulgar as empresas associadas, além de convidar palestrantes e empresários para compartilharem conhecimento que pudesse contribuir para o dia-a-dia dos empreendedores.
- A pandemia veio para nos unir e ajudar uns aos outros. Fizemos várias ações de cunho social, contribuindo com a comunidade e com a região. Estamos participando de Fóruns de Desenvolvimento Regional, defendendo pautas de interesses empresariais, municipais e regionais.
- Entendemos que a luta é diária e ainda temos muito o que fazer.

Planos futuros

Lunkes salienta que projetos presenciais que ainda estão no papel, mas, devido a pandemia, estão impossibilitados de realizar:

- Programa Prepara, que contribuirá na formação de jovens para o mercado de trabalho e terá uma duração aproximada de 50 horas. Serão aulas presenciais sobre as principais áreas de uma empresa: atendimento, vendas, administrativo, finanças, gestão, liderança, marketing, noções básicas de informática, empreendedorismo, educação financeira, resiliência, autoconhecimento, criativi-dade e competências/habilidades.
- Outra ideia é a realização de Happy Hour entre associados, que tem como objetivo aproximar os associados, em um momento de lazer, para conhecer e gerar novos negócios entre si.
- Também pretende-se realizar a Rodada de Negócios, que objetiva estimular parcerias de negócios entre empresas da cidade e região e a Rodada Financeira, onde pretende-se trazer as instituições financeiras para um bate-papo e coloca-las à disposição dos associados.
- Outro projeto são as Missões Empresariais, levando os associados para conhecer algumas das maiores empresas do estado, com o objetivo dos empreendedores locais estudarem o modelo de negócio dessas empresas para, de acordo com a necessidade, aplicarem em seus negócios.

Feira Connecta Mais

"Outra novidade que ainda não conseguimos tirar do papel é a 1ª Feira de Negócios Locais, a Connecta Mais", diz. A feira tem o objetivo de expor e divulgar as empresas de Cerro Largo, gerando novos negócios e renda. Além da exposição, haverá atrações e treinamentos de cunho empresarial, assuntos voltados a jovens recém-formados ou em busca do primeiro emprego, robótica, tecnologia, inovação, entre outros.

A previsão inicial era que a feira fosse realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2021, então foi transferida para 31/7 e 01/8, mas devido à pandemia, optou-se em transferí-la para abril de 2022.

Oktoberfest Zuhause

Outra novidade de 2020 foi a realização da 1ª Oktoberfest Zuhause com a banda Indústria Musical.

Devido às circunstâncias da época, decidiu-se fazer um evento para fortalecer e levar a marca Oktoberfest-Missões para todo o Brasil, através de uma live. O evento online foi um sucesso, conseguindo atingir um alcance maior do que o esperado.

Nesse ano, será repetido o evento, com a 2ª edição, agora com Rogério Magrão & Banda, Banda Drei Tiroler e mais uma participação internacional, diretamente da Alemanha. E, claro, muita atração de cultura, gastronomia e divulgação do turismo regional.

Mensagem

"Estamos há pouco mais de um ano à frente da ACI e temos a missão de representar todos os 232 associados da melhor forma. Além, é claro, honrar toda a história e os grandes nomes que já passaram pela gestão da entidade.

"Temos desafios? Temos, muito. Mas temos uma equipe que trabalha com muita energia e vontade de fazer a diferença na vida da comunidade. Demanda muito tempo de trabalho? Sim, muito. Mas é um trabalho voluntário gratificante que recomendo a todos que um dia façam.

"Em resumo, a gente trabalha pensando muito mais no outro do que em si mesmo", finaliza o presidente Henrique Lunkes.

Fonte: Luís Henrique Franqui
aci
aci cerro largo
aniversário
64 anos
henrique lunkes
CONTINUE LENDO