Cerro Largo, 23 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 28/10/2023 07:36:22 • Região

Grupos de mulheres recebem orientações sobre saúde

Atividade em Cândido Godói contou com colaboração do SAMU
Foto: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar

Em uma ação de educação e promoção da saúde, as mulheres integrantes dos grupos organizados de Cândido Godói tiveram a oportunidade de participar de palestras e momentos de integração durante o mês de outubro. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) organizaram quatro integrações, sempre nas quartas-feiras, nas Linhas Paranaguá, Doze, São João e São Pedro.

No momento de acolhida as participantes realizaram a dinâmica das mãos e compartilharam mudas, valorizando o ato de dar e receber, o que contribui para o fortalecimento de vínculos afetivos e para a organização social e comunitária. As profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável técnica enfermeira Camila Dresch e as técnicas de enfermagem Roseli Backes e Patrícia Schneider, orientaram as participantes dos encontros sobre o funcionamento do Samu, como acionar o serviço e atendimento médico. Também foram orientadas situações em que deve ser solicitado auxílio, bem como o que deve ser feito enquanto não chega o atendimento especializado.

Na oportunidade foi destacada a importância dos cuidados para evitar acidentes de trabalho, de modo especial no meio rural, assim como acidentes domésticos. Também foram repassadas orientações sobre primeiros socorros, com sinalização do local em caso de acidentes na rodovia, demonstração de desengasgo (quando há obstrução de vias aéreas) e massagem cardíaca (quando o paciente está em parada cardiorrespiratória).

A equipe do Samu avalia que quanto mais pessoas tiverem conhecimento de quando e como acionar o serviço, assim como orientações de primeiros socorros, mais eficaz e rápido será o atendimento especializado da vítima e maior a chance de reduzir danos e o paciente sobreviver.

Além das orientações de saúde, os grupos de mulheres se integraram em oportunidades de lazer, com a realização de bingo e compartilhamento de lanches.

Fonte: Deise A. Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
grupo mulheres
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp