


Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, foi realizado em Salvador das Missões o curso de APLICAÇÃO CORRETA E SEGURA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS – NR-31, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Sicredi União RS/ES e aplicado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de forma gratuita.
Ministrado pelo instrutor José Pacheco, o curso teve como principal objetivo tratar sobre diversos aspectos a respeito do uso de agrotóxicos, em especial, sobre a preservação do meio ambiente e a conscientização para a utilização correta e segura, priorizando sempre a saúde do agricultor.
Na oportunidade, os participantes do curso tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre diversos assuntos:
- Interpretação do rótulo dos agrotóxicos: inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e produtos afins;
- Sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros: contato com a pele, contato com os olhos, ingestão, inalação;
- EPI (Equipamento de Proteção Individual): descarte, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção individual, responsabilidade;
- Tipos de pulverizadores: manutenção, regulagem e calibração;
- Transporte, armazenamento, preparo e aplicação;
- Tríplice lavagem e destino final de embalagens vazias;
- Condições climáticas e aplicação;
- Avaliação (deposição de produto, deriva e escorrimento).
Também houve uma aula prática sobre regulagem e calibração de pulverizador e demonstração de diferentes tipos de bicos ou pontas.
A partir de junho de 2022 todos os municípios do Rio Grande do Sul devem estar de acordo com as regras estabelecidas pelas instruções normativas IN 06 e 09, ambas de 2019. Elas foram elaboradas para deter os prejuízos causados pela deriva de agrotóxicos hormonais. A orientação é que os produtores que fazem uso desses produtos, já façam o curso antes de junho do próximo ano.