Cerro Largo, 22 de outubro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 01/10/2024 13:01:57 • Culinária

Hoje é o Dia Internacional do Café

Produto é tão popular que tem vários dias, mas alguns são fake
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Freepik)

O Dia Internacional do Café é celebrado em 1º de outubro. A data é reconhecida pela OIC (Organização Internacional do Café) e pelos 77 Estados-Membros da entidade. Por isso, é considerado o dia "oficial" da bebida pelo mundo.

Segundo a OIC, a data é "uma oportunidade para os amantes do café compartilharem seu amor pela bebida e apoiar os milhões de agricultores cuja subsistência depende da colheita".

O dia 1º de outubro, contudo, não é a única data existente no calendário em homenagem à bebida. No Brasil, há ainda quem celebre um chamado Dia Mundial do Café em 14 de abril, mas a data não é de fato reconhecida internacionalmente. Acaba sendo, pois, um dia mundial "de mentirinha".

Aqui, existe ainda o Dia Nacional do Café, que é reconhecido como sendo a data oficial em terras brasileiras. Ele foi instituído pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) em 2005 e é celebrado no dia 24 de maio, que representa o início da colheita na maior parte do país.

 

10 curiosidades sobre o Café

1) O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. Isso mesmo! Ele só perde para a água.

2) O Brasil é o maior produtor de café do mundo! Junto com ele no top 10 temos Vietnã, Colômbia, Indonésia, Etiópia, Índia, Honduras, México, Uganda e Guatemala.

3) Mas se engana quem pensa que o café surgiu no Brasil. Na verdade, o café surgiu na Etiópia, o quinto país que mais produz café no mundo.

4) Existem dois tipos de café: o arábica e o canéfora. O arábica é o café mais tradicional, que representa a maior parte da produção mundial de café. Ele também é mais delicado e mais agradável ao paladar. Já o canéfora é o café usado para fazer café instantâneo. Ele possui um sabor um pouco mais forte, além de ser mais resistente que o tipo arábica.

5) Ele também ficou conhecido na Europa como vinho árabe. Acontece que quando os europeus tiveram o primeiro contato com a bebida árabe ela se chamava vinho de grão (Qahwat-al-bun) em árabe. Foi só depois que eles mudaram o nome para kahveh, que recebeu a tradução de café.

6) Apesar de não ser uma bebida europeia, o primeiro estabelecimento dedicado ao café abriu na Inglaterra em 1652: as famosas cafeterias.

7) Na Turquia, a cultura do café era algo tão sério que foi incluído na legislação uma cláusula que permitia que as esposas pedissem o divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota do produto.

8) No Brasil, o famoso café com leite com pão na chapa é um clássico do café da manhã. No entanto, no início da produção do café, era considerado rico quem podia se dar ao luxo de tomar café da manhã dessa forma. Isso porque o trigo e a manteiga tinham um preço superelevado.

9) Sabia que existem pessoas dedicadas à adivinhar o futuro através das borras de café? Pois, é, acredita! Essa prática se chama cafeomancia e teve origem na França.

10) O último item dessa lista sobre o café se trata de uma prática solidária. Há algumas décadas, Nápoles começou a tradição em que os cidadãos pagam cafés para futuros clientes que não poderiam pagar pela bebida. Apesar da prática ter começado na Itália, atualmente ela já se espalhou para diversos lugares do mundo.

Fonte: Folha de Sâo Paulo / Tudo Gostoso
café
dia do café
kahveh
arábica
canéfora
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp