


Orientações técnicas para o manejo da fruticultura e informações para o acesso a políticas públicas, direitos sociais e socioassistenciais estiveram em pauta no encontro técnico realizado na quarta-feira (02/04), em Giruá.
Participaram da ação, realizada na propriedade de Fábio e Jociele Frederich, no Assentamento Giruá II, na localidade de Mato Grande, agricultores familiares assentados da reforma agrária, inseridos no Programa Fomento da Retomada, coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A capacitação contou com o envolvimento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Promoção Humana e de Agricultura.
Na oportunidade, o extensionista da Emater Bruno Tosatto conduziu uma demonstração de método de elaboração e aplicação de calda bordalesa, assim como prática de poda em pessegueiro e orientações que contemplam outras espécies frutíferas. A extensionista social Helena Sandri Zaltron também ressaltou a importância de ações que reforçam vínculos entre agricultores e técnicos e possibilitam aprendizados que podem contribuir com a melhoria da produtividade e da qualidade de vida das famílias.
Para que possam acessar políticas socioassistenciais, potenciais beneficiários foram orientados sobre o funcionamento do CadÚnico, por meio da explanação da Secretaria Municipal de Promoção Humana, representada por Patrícia Fernandes, Patrícia Goulart e Giane Kogler.
Outro ponto de pauta foi a apresentação de esclarecimento e atualização do Programa Fomento da Retomada, por meio do qual cada beneficiário receberá R$ 16 mil no âmbito do programa de crédito rural como forma de auxiliar agricultores familiares gaúchos atingidos pelas enxurradas no ano de 2024.