


De 24 a 30 de julho de 2022, aconteceu na Universidade de Brasília (UnB), a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema "Ciência, independência e soberania nacional", numa realização da SBPC e da UnB.
Pesquia científica
A mineira Rafaela R. Morelato, acadêmica no último semestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, esteve participando deste tradicional evento científico.
Em 2019 Rafaela entrou como voluntária em um trabalho de mestrado realizado pela mestre Lize Kaufmann e, no momento, está sendo orientada pela professora doutora Liziara da Costa Cabrera, trabalhando em um grupo de pesquisa composto por uma equipe interdisciplinar que tem como químico responsável pela Central Analítica o mestre Jonas Dugatto.
Os trabalhos da pesquisa são principalmente desenvolvidos na área de monitoramento de agrotóxicos em Cerro Largo e região, sob responsabilidade da professora doutora Liziara da Costa Cabrera e tem como co-orientadora a professora doutora Alcione Aparecida de Almeida Alves, conta a acadêmica.
UFFS presente
Em 2021 foi realizada a XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, que ocorre em todos os campis da UFFS e, a cada ano, os melhores trabalhos em cada uma das três grandes áreas do conhecimento do CNPq recebem o Prêmio Jovem Pesquisador. Além disso são indicados para apresentar seus trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que acontece durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Rafael recebeu, junto ao seu grupo de pesquisa, o Prêmio Jovem Pesquisador nas grandes áreas do CNPq, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Outros, com o trabalho intulado "Determinação de Agrotóxicos em Água Potável nas Zonas Urbana e Rural do Município de Cerro Largo/RS".
Além do convite, Rafaela recebeu também recursos financeiros para participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, o maior evento científico da América Latina.
A programação do evento contou com vários cientistas renomados das mais diferentes áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento de atividades acerca de pesquisa, educação e repasse de informações quanto à verbas enviadas a educação.
"Foi de grande prestígio poder representar a Universidade Federal da Fronteira Sul na SBPC, pois obtive conhecimentos acerca das mais diversas pesquisas realizadas no país, bem como, o meu desenvolvimento como pesquisadora e aluna da UFFS. Essa representação foi de grande honra para minha vida científica e currículo acadêmico. Poder levar o nome da UFFS e de Cerro Largo a um evento extremamente importante é muito importante para a continuidade de meus estudos e permanência na pesquisa. Por fim, agradeço à Universidade pelo fomento à pesquisa, ao meu grupo de laboratório, que se dedica para obter os melhores resultados nos trabalhos desenvolvidos, e à minha orientadora, por toda confiança e amor depositados em mim para conquista deste prêmio. E aos meus pais por todo apoio, carinho e incentivo", conclui Rafaela Morelato.