


O INSS está passando por uma série de mudanças, inclusive na agência local. Desde 9 de maio, Adriane Elise Vieira Friedrich é a nova gerente da agência, cargo que já vinha respondendo de maneira interina desde outubro do ano passado. Após 36 anos, Milton Jacobs se afastou da função, visando um período de transição para sua futura aposentadoria.
Em Cerro Largo o atendimento é feito por uma equipe de seis servidores e um médico perito, que conta ainda como o auxílio de cinco estagiários, sendo dois de nível superior e três de nível médio (todos via convênio com o CIEE).
A agência possui área de abrangência que inclui Cerro Largo, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Roque Gonzales, São Paulo das Missões e Mato Queimado, entre outros.
HORÁRIOS - Em 24 de maio entrou em vigor o novo horário de atendimento ao público na agência local do INSS. O atendimento ao público externo vai até às 13h. Depois desse horário, são atendidos apenas os agendamentos.
EXTRATOS - Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento nas agências, o INSS adota, desde o dia 16 de julho, uma nova sistemática para consultas ao extrato previdenciário do trabalhador, também conhecido como CNIS. O segurado pode obter o extrato pela Internet, no site do INSS (Meu INSS), ou fazer o agendamento para buscar o extrato em uma unidade de atendimento do INSS.
Essa mudança na forma de acesso ao extrato previdenciário e outras certidões que já podem ser obtidas na Internet tem como objetivo agilizar o fluxo nas agências. A intenção da mudança é a redução do tempo de espera para os segurados que procuram uma agência do INSS para requerer um benefício.
Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
OUTROS SERVIÇOS - Outros serviços que passarão a ser atendidos somente mediante agendamento são consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício - Consta / Nada Consta. Todos estes serviços são acessíveis também pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares).
EM CASA - Já é possível receber benefícios sem sair de casa. E, desde o dia 24 de maio, outros serviços, tais como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento, também passaram a ser atendidos mediante agendamento, de forma que o segurado possa ser atendido com dia e hora marcados.
MEU INSS - O INSS está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. O Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou smartphone e já conta com mais de 10 milhões de usuários cadastrados.
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos pessoais e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet, e a senha é pessoal e intransferível.