


Porto Alegre sediou, tendo o Grêmio como anfitrião, uma das etapas Qualifier World Final da IberCup 2019 (as outras acontecem em Portugal, Espanha, Dinamarca, Japão e Estados Unidos), uma das maiores competições de futebol infantil e juvenil do mundo.
Os jogos foram disputados de 15 a 20 de janeiro no Centro de Formação e Treinamento Presidente Helio Dourado, em Eldorado do Sul, e no SESC Campestre, em Porto Alegre. Ao todo, participaram 220 equipes nas categorias sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13, de 18 países e de 20 estados brasileiros.
Clubes como Grêmio, Inter, Flamengo, Palmeiras, Santos, Boca Juniors (Argentina), Independiente (Argentina), Peñarol (Uruguai), Inter de Milão (Itália), Manchester City (Inglaterra), Paris Saint Germain (França), Chivas Guadalajara (México) e Brazilian Soccer Schools (Austrália) estiveram competindo na capital gaúcha.
Desde sua primeira edição, há 10 anos, a IberCup já esteve em nada menos que 84 países.
INTERNACIONAL
O cerro-larguense Ricardo de Freitas Júnior, jogador do Internacional, disputou a competição na categoria sub-11.
A equipe colorada fez ótima campanha nas duas primeiras fases, com apenas uma derrota.
Na semifinal, o clássico Gre-Nal foi decidido no detalhe, com o Grêmio vencendo pelo placar mínimo.
OS CAMPEÕES
Os campeões da IberCup 2019 foram o Grêmio (sub-10, sub-11 e sub-13), com vitórias sobre Manchester City, Internacional e Chivas Guadalajara, respectivamente.
O Goiás foi campeão na sub-9, ao vencer a ADAC (São Paulo), enquanto o Flamengo foi campeão na sub-12, ao derrotar a Inter de Milão.
Estes clubes estão classificados para as finais da Ibercup World, que serão disputadas em maio, na cidade de Bolton (Inglaterra).