


O ciclone extratropical que provocou estragos no Rio Grande do Sul deve se afastar do continente nesta terça-feira (29/07), conforme a MetSul Meteorologia. Com isso, as fortes rajadas de vento devem diminuir e o dia terá a presença do sol, com amplos períodos de céu claro em pontos do estado.
O ciclone já começou a impulsionar uma massa de ar frio que trará madrugadas frias até quinta. O amanhecer mais frio será o desta terça, com registro abaixo dos 5ºC e marcas negativas nas áreas de maior altitude. Também há chance de geada em diversos municípios.
Entre a madrugada e o período da manhã, haverá muitas nuvens no Norte e no Nordeste gaúcho, assim como entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Nos Campos de Cima da Serra, na região de Ausentes, e no Planalto Sul Catarinense, não se afasta possibilidade de neve ou chuva congelada no começo do dia.
Apesar do frio cedo, as tardes vão ser amenas a agradáveis até quinta-feira no RS. A MetSul projeta um aquecimento mais acentuado na sexta-feira, que deve ter uma tarde quente na Metade Norte.
Em Cerro Largo a temperatura mínima será de 5°C e a máxima de 13°C.