


Neste ano, a Sexta-feira Santa é celebrada em 18 de abril e muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa
A Sexta-feira da Paixão celebrada neste dia 18 de abril e é um feriado que marca o dia da crucificação e da morte de Jesus, na tradição cristã. Último dia da chamada Semana Santa, a data antecede o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.
Neste período, as muitas vertentes do Cristianismo adotam diferentes preceitos.
Para os cristãos, esse é um dia de reflexão, penitência e luto pela morte de Jesus na cruz, seguido pelo Domingo de Páscoa, que celebra sua ressurreição. Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e se alimentam com peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência. O peixe é uma alternativa permitida, pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.
Na tradição cristã, o peixe também tem um significado simbólico, pois é associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes. Além disso, tornou-se um símbolo da religião no início da expansão do Cristianismo porque a palavra “peixe”, em grego, é um acrônimo com as iniciais da expressão "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".
Os dias da Semana Santa mudam todo ano. Para calcular a data da Páscoa deve-se somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.
Celebrada no último dia da Semana Santa, a data da Sexta-feira Santa em 2025 cai em 18 de abril, e é feriado nacional.
Embora o domingo de Páscoa não seja um feriado nacional no Brasil, a Sexta-Feira Santa é considerada um feriado oficial em todo o país.