O projeto Observatório do Trabalho e Renda, da UFFS Campus Cerro Largo, vinculado ao curso de Administração, apresenta à comunidade o Informativo do Trabalho e Renda referente ao 3º trimestre de 2024.
Sob a coordenação do professor Rodrigo Prante Dill, o projeto reúne e analisa informações sobre o comportamento do mercado de trabalho e renda na região de abrangência da UFFS.
Nessa edição, são apresentados dados sobre a movimentação de empregados no mercado de trabalho formal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região de abrangência da UFFS-Cerro Largo, referente ao terceiro trimestre de 2024, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
1. Evolução do Mercado de Trabalho:
Saldo positivo de empregos formais em todos os níveis analisados no 3º trimestre de 2024, com destaque para o Brasil, com 678.355 novos postos e o Rio Grande do Sul com 27.481 novos postos.
2. Análise Setorial:
O setor da indústria destacou-se com o maior saldo positivo na região da UFFS durante o trimestre, com saldo positivo de 41 contratações, seguido pelo comércio com 25.
Outros setores como agropecuária tiveram resultados modestos, com saldo positivo de 6 contratações, enquanto construção e serviços apresentaram saldos negativos de 20 e 28, respectivamente.
3. Desempenho por Município:
Cerro Largo liderou em admissões e apresentou saldo positivo no trimestre, de 48 postos e nos últimos 12 meses, de 87 postos de trabalho.
Porto Xavier e Salvador das Missões apresentaram os menores saldos no trimestre, saldo negativo de 31 e 9, respectivamente.
Análise dos fatores que influenciaram a dinâmica do mercado, como condições econômicas locais e eventos climáticos (chuvas no 2º trimestre).
4. Contexto Econômico e Influências:
Na análise do cenário de contratações, avaliou-se o impacto de eventos climáticos e políticas locais na geração de empregos.
Houve indícios de recuperação econômica no 3º trimestre, mesmo após as dificuldades enfrentadas anteriormente.
Acesse aqui o Informativo do Trabalho e Renda completo, do 3º trimestre.