Cerro Largo, 23 de novembro de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 08/10/2022 12:02:54 • Oktoberfest Missões

1ª Oktoberfest Missões foi realizada em 1988

A curiosa história da Oktoberfest e como essa festa alemã chegou ao Brasil
Vera Muders, Simone Simon e Andréa Adams, primeiras Soberanas da festa (Foto: Arquivo)

A Oktoberfest é a maior festa cervejeira no mundo, realizada em locais tipicamente alemães, que resgatam a cultura germânica por meio da culinária, trajes típicos e outras atrações.

A festa ocorre sempre em outubro (originando o nome) e tem várias edições ao ano, por todo o mundo. Entre as maiores estão a de Munique, na Alemanha, e a brasileira, que ocorre em Blumenau, Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul as maiores são, pela ordem, em Santa Cruz do Sul, Igrejinha e Cerro Largo, com sua Oktoberfest Missões, neste ano em sua 24ª edição.

Como a festa começou

Essa história teve início em 1810, na celebração do casamento do Príncipe Luís com a Princesa Teresa de Saxe – Hildburghausen, em Munique.

A festa do casamento foi realizada em praça pública, toda a cidade foi convidada e contou inclusive com uma corrida de cavalos. Visto o grande sucesso da comemoração, a festa passou a ser realizada anualmente, no mesmo local, até os dias atuais. A média de visitantes nos últimos anos é de 6 milhões de pessoas.

Por que se bebe cerveja na festa?

A Oktoberfest nasceu em terras alemãs e carrega em sua essência o resgate das tradições bávaras. A cerveja, por sua vez, é a bebida que mais se destaca e que melhor representa a cultura germânica, sendo a protagonista da celebração.

Fato curioso: embora seja muito conhecida pela cerveja, nas primeiras edições da festa, a bebida era proibida.

Primeira versão da festa no Brasil

Localizada às margens do rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina, a cidade de Itapiranga possui um importante destaque no turismo catarinense, pois é considerada o Berço Nacional da Oktoberfest.

O primeiro festival aconteceu em 1978 e continua até hoje. Com a colonização alemã, a cultura cervejeira se faz presente como um dos principais atrativos da região.

Como a festa começou em Blumenau

A primeira edição em Blumenau foi realizada em 1984, por iniciativa de empresários, em conjunto com a Prefeitura e comunidade alemã local, como forma de reparar a economia, já que naquele ano a cidade foi bastante afetada por uma enchente.

Devido ao grande sucesso da edição, a festa foi novamente realizada no ano seguinte e nos demais, até atualmente. A média de visitantes nos últimos anos é de 500 mil pessoas, sendo considerada a maior do gênero no Brasil.

A Oktoberfest Missões

A ideia de realizar uma festa em estilo germânico em Cerro Largo surgiu em uma conversa de amigos no então estádio do Aurora Futebol Clube.

Acabara de acontecer a 4ª Expocel e o grupo discutia como aproveitar melhor a boa infra-estrutura que já havia no Parque Municipal de Exposições.

Participaram da conversa o então prefeito Elemar Kuhn, que hoje dá nome ao Parque de Exposições, Aldo Germano Lehn, José Ignácio Heckler, Luiz Wenzel e Alfredo Schacht. A sugestão era de uma festa alemã como um evento a ser realizado alternadamente com a Expocel. Dois dias depois deste bate papo informal, em uma reunião na empresa Busse Tratores, foi decidida pela realização da Oktoberfest Missões.

Oficialmente o evento nasceu em 26 de julho de 1988, quando ocorreu o lançamento oficial no Parque de Exposições. E a primeira edição da festa realizou-se entre 24 de setembro e 3 de outubro daquele ano, sob a presidência de Aldo Lehn. As Soberanas foram Simone Simon, Rainha, e Vera Muders e Andréa Adams, Princesas. E o primeiro baile, no dia 30 de setembro, foi animado pelo grupo Os Três Xirús.

Em 1992, a atração principal da 4ª Oktoberfest Missões foi um casal de bonecos gigantes, batizados com nomes típicos alemães: Fritz e Frida.

Neste ano, Cerro Largo realiza a vigésima quarta edição da Oktoberfest Missões.

É a história que segue, sendo contada...

Fonte: Folha da Produção / Luis Henrique Franqui
oktoberfest
oktoberfest missões
primeira oktoberfest
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp