Cerro Largo, 22 de novembro de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 21/11/2025 17:31:58 • Saúde

Conheça a mastopexia

O que é e quanto custa cirurgia que dá firmeza às mamas
Mastopexia também é conhecida como lifting de mamas (Foto: Canva)

Procedimento é indicado para levantar, reposicionar e remodelar o formato dos seios

Ao longo da vida, o corpo feminino passa por inúmeras transformações que podem alterar a forma e a firmeza dos seios, impactando diretamente a relação da mulher com a própria imagem. Nesse sentido, a mastopexia, também conhecida como "lifting de mamas", tem ganhado popularidade para recuperar a sustentação e a harmonia mamária.

A mastopexia é uma cirurgia plástica indicada para levantar, reposicionar e remodelar o formato dos seios, corrigindo a queda natural causada por gravidez, amamentação, oscilações de peso, envelhecimento ou fatores genéticos, de acordo com Chreichi L. Oliveira, cirurgiã plástica especialista em procedimentos estéticos mamários.

"O procedimento consiste em remover o excesso de pele, remodelar o tecido interno da mama, reposicionar as aréolas e promover um formato mais jovem, firme e harmonioso", explica.

Em alguns casos, a mastopexia pode ser associada à colocação de próteses de silicone quando a paciente deseja aumentar o volume ou quando há perda significativa de tecido mamário.

 

Quando a mastopexia é indicada?

A cirurgia é uma opção tanto para mulheres que desejam apenas levantar e reposicionar a mama com o próprio tecido, quanto para aquelas que desejam, além disso, adicionar prótese de silicone para recuperar ou aumentar o volume. A indicação varia conforme o desejo da paciente e o diagnóstico clínico feito em consulta.

"O importante é que a cirurgia seja personalizada. Avaliamos formato, volume, qualidade da pele, tipo de flacidez e expectativa da paciente para definir se haverá necessidade de prótese ou não", afirma Chreichi.

Segundo a cirurgiã plástica, a mastopexia é indicada para mulheres que apresentam:

Ptose mamária (queda dos seios) em qualquer grau;

Flacidez após gravidez e amamentação;

Perda de peso;

Assimetria mamária causada por excesso ou sobra de pele;

Desejo de recuperar um formato mais jovem e elevado das mamas.

 

Quais são os cuidados pré e pós-operatórios?

Como qualquer cirurgia, a mastopexia requer cuidados pré e pós-operatórios. Antes do procedimento, é importante realizar uma avaliação com cirurgião plástico especializado, exames laboratoriais e cardiológicos, ajustar medicações e suspender anticoagulantes conforme orientação, manter peso estável e boa hidratação.

Caso a paciente seja tabagista, é importante suspender o cigarro e a nicotina por, pelo menos, quatro a seis meses antes e até dois a três meses depois da cirurgia, segundo Chreichi. Isso porque o tabagismo ativo aumenta o risco de necrose e má cicatrização.

Depois da cirurgia, os cuidados incluem o uso de sutiã cirúrgico por cerca de 90 dias; evitar esforços, impactos e movimentação intensa dos braços nas primeiras semanas; dormir de barriga para cima; manter o cuidado rigoroso com curativos, higienização e cicatrização, e fazer uso de medicações para o alívio da dor, conforme indicação médica.

Acompanhamento e reabilitação com fisioterapeuta especializado em pós-operatório de cirurgia plástica também são necessários, assim como a drenagem linfática com profissional qualificado, conforme liberação médica.

O retorno às atividades físicas leves pode ocorrer por volta de 30 dias, dependendo de cada caso. "O resultado final costuma aparecer entre três e seis meses, com melhora contínua da cicatriz de 12 a 18 meses", afirma.

 

Quando o procedimento é contraindicado?

Segundo a cirurgiã plástica, a mastopexia é contraindicada ou merece avaliação especial nos seguintes casos:

- Tabagismo ativo;

- Doenças descompensadas: anemia, diabetes, hipertensão, doenças da tireoide, entre outras;

- Pacientes com expectativa estética irreal;

- Mulheres que pretendem engravidar em curto prazo.

"Cada caso deve ser avaliado individualmente, pois muitas vezes não há uma contraindicação absoluta, mas sim necessidade de preparo adequado", ressalta Chreichi.

 

Quanto custa uma mastopexia?

De acordo com uma pesquisa feita pela internet pela reportagem, em sites de clínicas de cirurgias plásticas, o valor de uma mastopexia varia entre R$ 13 mil e R$ 45 mil. A variação pode ocorrer de acordo com o local onde a cirurgia é realizada e se será feita a colocação de prótese ou não.

Fonte: CNN Brasil
cirurgia plástica
procedimento estético
estética
mastopexia
lifting de mamas
seios
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp