Parte dos 41 controladores de velocidade distribuídos ao longo da BR-285 devem voltar a operar a partir de setembro
No Rio Grande do Sul, a rodovia está sem os equipamentos desde junho, quando foram retirados após o fim do contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa responsável pela instalação.
Conforme informações do Dnit, outro contrato já foi assinado com uma nova empresa, que possui autorização para instalar os equipamentos. O cronograma prevê o início da operação na segunda quinzena de setembro, que será feita de forma escalonada ao longo de 12 meses.
Na rodovia BR 285 eram 41 pontos com controladores de velocidade, dispostos entre as cidades de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, e Bom Jesus, na Serra.
Dos pontos que constavam no antigo contrato, ao menos 40 serão mantidos, com adição de mais quatro novos. Quanto aos locais, o Dnit informou que "está na fase de estudos para a confirmação da relocação ou permutas para melhor alocação dos pontos, com vista para melhor garantia da segurança do usuário da rodovia".
Em Passo Fundo, os radares ficavam localizados nos acessos aos bairros Zacchia, Vera Cruz e São José, além da Avenida Brasil. Desde a retirada dos controladores, as autoridades perceberam diferença no fluxo e velocidade dos veículos.
Aumentaram também o registro de acidentes nos locais, como aponta o chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rodrigo Calegari. "Os controladores faziam com que veículos que passavam por Passo Fundo precisassem reduzir a velocidade no perímetro urbano, reduzindo a taxa de acidentes. Agora, logo após a retirada, verificamos empiricamente sinistros ocorrendo nesses mesmos locais, inclusive com lesões graves", afirmou.
De acordo com Calegari, na avaliação da PRF é importante que os radares de velocidade voltem o mais rápido possível para ajudar no trabalho de controle do fluxo de veículos.