Cerro Largo, 26 de agosto de 2026. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 26/08/2026 07:53:23 • Trânsito

Exame toxicológico será obrigatório para tirar CNH

Regra se aplica à primeira habilitação para carro ou moto, a partir de 1º de setembro
Foto: Reprodução

Medida entra em vigor em 1º de setembro e afeta candidatos que buscam a primeira habilitação para carro e moto. Exame deve ser feito em laboratório credenciado

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) vai passar a exigir que os candidatos à primeira habilitação façam exame toxicológico. A medida entra em vigor em 1º de setembro.

Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional aprovou a exigência do exame para a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. Desta forma, quem pretende tirar a habilitação precisa apresentar resultado negativo em um teste que identifica o uso de drogas nos últimos meses.

A exigência, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vale para quem iniciar formalmente o processo de habilitação no RS a partir do próximo mês.

Já exigido para categorias profissionais (C, D e E), em exames periódicos, o teste toxicológico passa a valer também para a primeira habilitação de carro e moto, tendo como base legal a Lei 15.153, de 2025, que incluiu os parágrafos 10 e 11 ao art. 148-A do CTB.

O exame deve ser realizado em laboratório credenciado na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), podendo ser feito em qualquer etapa do processo de habilitação. A relação de laboratórios credenciados está disponível no site da Senatran.

A expedição da Permissão para Dirigir somente ocorrerá após o laboratório registrar no sistema o resultado negativo do exame toxicológico do candidato.

 

Como é feito o exame?

O exame toxicológico usa amostras de cabelo, pelos ou unhas e identifica o consumo de substâncias psicoativas em um período retrospectivo mínimo de 90 dias, podendo chegar a 180 dias.

O processo envolve coleta em postos credenciados, análise laboratorial e emissão de laudo rastreável. A confiabilidade é garantida por normas técnicas, cadeia de custódia e procedimentos que evitam contaminação ou adulteração da amostra.

 

Etapas do exame

Agendamento e escolha do laboratório credenciado
Coleta da amostra biológica
Envio da amostra ao laboratório
Análise laboratorial
Emissão do laudo

 

As substâncias que mais aparecem nos exames (2021-2025)

Cocaína: 462.643 (cerca de 87%)
Opiáceos: 37.797 (7%)
Anfetaminas: 21.938 (4%)
Maconha: 10.525 (2%)

Fonte: G1
exame
exame toxicológico
CNH
habilitação
Detran
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp