O vínculo comunitário e social foi ratificado durante a realização da 40ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol de Guarani das Missões. Atletas de 13 localidades rurais do município participaram do momento de lazer e recreação sediado pela Comunidade Santa Ana, neste domingo (24/09). O evento, que contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Guarani das Missões, Associação Municipal da Juventude Rural (Amjur) e comunidade anfitriã.
As modalidades disputadas contemplaram diferentes faixas etárias e gêneros, desde crianças até idosos. Os atletas rurais se integraram com futebol, voleibol, corrida de 100 metros, salto em distância, canastra, bocha, cabo de guerra, corrida do saco, corte de lenha, entre outros. O espírito esportivo e a solidariedade foram reforçados através de juramento do atleta e de benção conduzida pelo Padre João Nelson Loro.
O presidente da Comunidade Santa Ana, Eugênio Antônio Pawoski, lembra que foi a partir do Sol a Sol que a organização comunitária foi fomentada. “Em 1986 fizemos o campo para receber os Jogos, que permanece disponível para as diferentes gerações. Também tiveram várias melhorias na infraestrutura, sendo que foi a partir do Sol a Sol que começou o desenvolvimento da nossa comunidade e somos gratos por isso”, afirma.
O chefe do Escritório Municipal da Emater, Adilson Lucas Webler, salientou que o Sol a Sol oportuniza lazer, recreação, integração entre as pessoas que vivem no meio rural, assim como possibilidades de geração de recursos para as comunidades, que acabam impactando em melhorias na infraestrutura e na organização comunitária. “Em 1982 tivemos a primeira edição do Sol a Sol no município, na comunidade de Linha do Mel, e em 1987 surge a Amjur, sendo que a partir de então os jovens rurais começaram a fazer parte da organização do Sol a Sol, como promotores do evento, em conjunto com a Emater, a Prefeitura e as comunidades”, rememorou Webler, ao lembrar também que em 1998 uma lei municipal reconheceu o Sol a Sol como evento oficial do município, o que possibilitou seu fomento contínuo.
O prefeito de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, que acompanhou o Sol a Sol enquanto atleta ou promotor desde sua primeira edição, reiterou a importância de sua continuidade como elo de integração comunitária e incentivo para as diferentes gerações do meio rural.
Diante da grande mobilização, a gerente regional adjunta da Emater Ivânia Polaczisnki reconheceu que os Jogos Rurais representam a integração das comunidades do meio rural e o fortalecimento das parcerias envolvidas em sua organização, reiterando o compromisso de fortalecer o Sol a Sol em toda a região.
Representando o Legislativo Municipal, o jovem vereador Fabiano Kapelinski – que também participou enquanto atleta – lembrou que neste ano o evento foi realizado em duas etapas, no dia 26 de agosto, quando foram escolhidos o Garoto, a Garota e a Brotinho e o Garotinho Sol a Sol e neste domingo (24/09), com a realização das modalidades esportivas.
Já o presidente da Amjur, João Leandro Adamski, reforçou o convite para que todos participem da próxima edição do evento, na comunidade de Pinheiro Machado, em setembro de 2024, que será a 41ª edição no município de Guarani das Missões.
Com a maior pontuação alcançada pelos seus atletas, a campeã geral da 40ª edição da fase municipal dos Jogos Rurais Sol a Sol de Guarani das Missões foi a comunidade da Santa Ana. Já a maior delegação, agraciada com um troféu, foi da comunidade de Linha Seca/Viola. A comunidade Santa Ana, por sua vez, recebeu um troféu como forma de reconhecimento pelo empenho na organização do evento.
Os primeiros e segundo colocados de cada modalidade coletiva também receberam troféus e medalhas, assim como foram distribuídas medalhas aos vencedores das modalidades individuais.