Desde janeiro deste ano, produtores rurais de Cerro Largo podem fazer o cadastro no programa GPS Rural, que busca a identificação das propriedades rurais do município de modo a facilitar a localização em casos de deslocamento de serviços de urgência e emergência. O cadastro pode ser feito junto ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar ou na Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica.
A ideia é que as famílias residentes nas 780 propriedades rurais do município possam ter maior garantia de acesso à segurança e a serviços de saúde pública, com a possibilidade de as equipes de urgência e emergência acessarem a localização exata.
Para isso, cada propriedade rural receberá uma numeração e será mapeada por GPS, através de sistemas internos. As informações ficam disponíveis somente para as equipes de saúde e resgate. O cadastro não possui custo ao produtor. Caso a família queira fazer uma placa de identificação para colocar na entrada da propriedade, precisa pagar apenas o valor da confecção da placa.
Serão adquiridos aparelhos de GPS a serem fornecidos ao Samu, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde e Bombeiros Voluntários.
A proposta, inspirada em programa semelhante realizado no município de Ijuí, surgiu no ano passado em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e, posteriormente, compartilhada e aceita pelos Bombeiros Voluntários, Samu, Brigada Militar, Secretaria da Agricultura e Expansão Econômica e Emater. Além destes, estão envolvidos com a execução do programa a Administração Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde e o Hospital de Caridade Serro Azul.