Pensando em conscientizar a população dos municípios integrantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM), as Primeiras-Damas lançaramm mais uma edição do projeto Missões Pela Vida, que por meio das mais diversas expressões culturais vai abordar a prevenção ao uso de drogas, crimes na internet, violência e bullying, direcionado às crianças e jovens que vivem nos 26 municípios missioneiros.
O pojeto Missões Pela Vida foi criado e é realizado há mais de 20 anos envolvendo comunidades, escolas e famílias, é organizado pelas Primeiras-Damas em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e de Educação dos 26 municípios da AMM.
A campanha lançada em 2022, aborda a necessidade de apoiar a prática educacional com a finalidade de proporcionar a crianças e jovens o conhecimento sobre a realidade social e a empatia, para que assim reflitam sobre a importância de se integrar com a sociedade em que vivem e prevenir os abusos e oportunidades negativas, que venham a destruir suas vidas em família.
Conforme explicou a presidente da Associação das Primeiras-Damas, Juraci Araújo, de São Nicolau, no dia 17 de março, durante o evento Inspirando Mulheres, em São Miguel das Missões, a proposta do projeto é a construção de uma prática em que esteja em pauta os sentimentos de cuidar de si, cuidar dos outros, cuidar da vida como atitude, agregando novas informações e habilidades necessárias.
"Percebemos que os jovens e crianças em seu mundo estão cada vez mais suscetíveis a praticas de discriminação, preconceito, intolerância, implicância e hostilidades, tanto em meio digital, como presencial, na sociedade ou nas escolas, isso leva ao bullying e a violência e muitas vezes a fuga são as drogas. Por isso, a atenção das primeiras-damas, conjuntamente com as secretarias municipais de Assistência, Social, Saúde e Educação, estará voltada para este grupo muito especial", contextualizou Juraci.
RESGATANDO HABILIADES SÓCIO-CULTURAIS
Entre os objetivos específicos desta iniciativa estão o convívio e a troca de conhecimentos, resgatando habilidades e experiências, valorizando o respeito, o cuidado e a solidariedade; compor um banco de talentos incentivando a diversidade de afazeres entre jovens e crianças; articular ações entre as áreas de assistência social, saúde e educação, cultura e lazer, através da música, paródias, dança, teatro, redação, desenho, fotografia, demonstrando talento e integração contra todos os meios de violência.
EDUCAÇÃO – SAÚDE – ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vários trabalhos serão desenvolvidos dentro de Secretarias Municipais. Assistência Social: criação de um grupo de jovens voluntários, para encontros e oficinas recreativas. Saúde: ações voltadas à prevenção do bulling, uso de drogas e violência familiar, fomentando os cuidados com a saúde física, mental e espiritual. Educação: exposição de objetos que contemplem a história dos municípios, envolvendo as escolas e as pessoas mais experientes, que com exemplo poderão motivar os jovens; encontros interativos entre alunos das escolas e idosos, objetivando o respeito e o resgate de saberes e experiências.
DESAFIO INTELECTUAL – MOSTRA DE TALENTOS
Norteado pela sensibilidade, o projeto é embasado no fato de que, chegar no objetivo deste Missões Pela Vida satisfatoriamente não é um atributo do indivíduo biológico, psicológico ou social, mas resulta da qualidade de interação entre as pessoas. Além disso, a percepção dessas mudanças e capacidade de identificar as virtudes desde crianças até jovens, sendo um desafio intelectual de vários pensadores, ao logo dos tempos. A atenção destinada pelo município a essa faixa etária irá garantir a troca de conhecimentos e o convívio entre pessoas e gerações diferentes. Com o projeto, as secretarias irão desenvolver atividades que atendam o público desta faixa etária, como a realização da etapa municipal de um festival cultural com o tema "Missões Pela Vida - A prevenção através da expressão cultural: Drogas – Bullying – Violência – Crimes na internet", ações de promoção a saúde, educação e experiências e assistência social, estimulando o jovem e a criança a participar do meio em que vive.
A culminância será no mês de novembro, momento em que cada Município irá apresentar sua melhor intervenção seja ela artística, cultural ou exposição.
Participaram da apresentação do projeto, em São Miguel das Missões, as Vice-prefeitas Loiara Ramos (Rolador) e Greice Wentz (Vitória das Missões), uma representação das Primeiras e Segundas-Damas missioneiras, a coordenadora da Assistência Social da AMM Priscila Nunes (Santo Antônio das Missões) e a assessora de comunicação da AMM, Izabél Ribas.