Cerro Largo, 15 de julho de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 07/07/2024 11:43:15 • Culinária

Bolo do Alex Atala ou do Rodrigo Oliveira?

No Dia do Chocolate, delicie-se com essa batalha chocolatuda
Bolo chocolatudo do Mercadinho Dalva e Dito e Bolo do Mocotó (Fotos: Divulgação / Ricardo D’Angelo)

No Dia do Chocolate - 7 de julho, a comemoração pode acontecer de inúmeras formas bem brasileirinhas, uma vez que somos os produtores de exemplares tão variados, quanto premiados.

Um dos jeitos mais deliciosos de dar os nossos parabéns (e obrigado) a um dos produtos mais adorados do mundo é apostar em um caprichado bolo. De que? Claro: de muito chocolate.

Para ajudar os leitores na difícil missão de escolher entre as muitas deliciosas receitas disponíveis por aí, contamos com duas ajudas valiosas - e suas receitas de dar água na boca.

De um lado o bolo de chocolate com geleia de cupuaçu e castanha-do-pará, de Rodrigo Oliveira, o comandante do Mocotó. Do outro, outro chefão de peso: Alex Atala não deixa seu Marcadinho Dalva e Dito passar sem um bolo chocolatudo até no nome.

Na dúvida entre as receitas destes gigantes da gastronomia, recomendamos ambas, claro.

 

Bolo de chocolate com geleia de cupuaçu e castanha-do-pará do Mocotó

Ingredientes:
110g de manteiga
210g de chocolate meio amargo
1 pitada de café solúvel
90g de açúcar mascavo
3 ovos
115g de farinha de trigo
1g de sal
120g de geleia de cupuaçu (receita abaixo)
40g de castanha-do-pará picada

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Derreta em banho-maria a manteiga e o chocolate. Adicione o café solúvel. Quando estiver derretido e bem misturado, tire do banho-maria e acrescente os açúcares e a pitada de sal, mexendo bem. Espere esfriar, acrescente os ovos e a farinha e misture com uma espátula. Não bata demais e não se preocupe caso ainda perceba um pouco de farinha não incorporada à massa.

Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e espalhe a massa. Bata no fundo da forma para que a massa se acomode bem. Esse é o nosso formato preferido, pois, quando cortar as fatias, você terá um interior cremoso, com o exterior mais firme e sequinho.

Com a ajuda de um saco de confeiteiro, faça umas três "tiras" de geleia de cupuaçu no sentido do comprimento da forma e espalhe a castanha picada por cima. Leve ao forno por 25 minutos ou até o interior atingir 70ºC.

Deixe esfriar ou sirva ainda morninho com geleia de cupuaçu.

Dica do chef: acompanha bem com sorvete de nata e calda de chocolate.

Geléia de Cupuaçu

Ingredientes:
300g de polpa de cupuaçu
150g de açúcar

Modo de Preparo:
MIsture a polpa da fruta e o açúcar e leve ao fogo baixo. Mexa de vez até obter o ponto de geleia. Retire da panela e envase ainda quente em potinhos esterilizados.

 

Receita Bolo Chocolatudo Mercadinho Dalva e Dito

Ingredientes:
230g de manteiga pomada
70g de cacau 70%
300g de açúcar
5g de sal
3 ovos
170g de iogurte
10g de bicarbonato
300g de farinha de trigo
250g de café quente coado

Modo de Preparo:
Pode ser feito em batedeira ou com batedor de bolo (fouet).

Numa vasilha, colocar a manteiga em ponto de pomada, o cacau, açúcar refinado e o sal. Misturar até ficar cremoso e homogêneo.

Em seguida, colocar os ovos 1 por 1 e misturar bem. Depois disso, colocar o bicarbonato e o iogurte natural e homogenizar. Adicione a farinha e misture de leve, só pra incorporar. Por último, adicione o café quente (se preferir, pode trocar por leite. O resultado é uma massa mais líquida.

Colocar a massa em uma assadeira untada com manteiga e cacau e assar em forno médio (+/- 180°, se for forno caseiro) por 30min.Esperar esfriar para desenformar.

Servir com brigadeiro em ponto mole.

Fonte: UOL Nossa
chocolate. dia do chocolate
bolo
bolo de chocolate
chocolatudo
Alex Atala
Rodrigo Oliveira
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp