O monitoramento da Sala de Situação indica que seguem os riscos de transtornos por conta dos temporais isolados e chuvas intensas, com risco de inundações em grande parte do estado, e a continuidade da inundação e dos níveis elevados nas regiões críticas (região metropolitana de POA e Laguna do Patos), com risco muito alto a toda população que mora próxima da água desses locais, além de risco de ocorrência de deslizamentos, queda de barreiras e outros movimentos de massa.
Na terça-feira (21/5) a condição favorece o avanço de uma frente fria sobre o oceano, trazendo temporais isolados com chuva, ventos pontualmente fortes e eventual queda de granizo nas Missões, Campanha, Sul, Centro, Vales e Norte. Os acumulados ficam em torno dos 25 a 35 mm/dia, devendo passar dos 65 mm/dia em pontos das Missões e Centro. Durante os temporais os ventos variam entre 50 e 60 km/h, podendo passar pontualmente.
Na quarta-feira (22), a previsão é de que ocorram temporais isolados com chuva e vento pontualmente fortes e eventual queda de granizo nas Missões, Campanha, Sul e Centro. Os acumulados ficam em torno dos 40 a 60 mm/dia, devendo passar dos 80 mm/dia em pontos do Sul e Campanha. Os ventos variam entre 55 e 70 km/h, podendo passar pontualmente enquanto as instabilidades avançam sobre as regiões.
A tendência é que na quinta-feira (23), as instabilidades sigam atuando sobre praticamente todo o Estado. Nas Missões, Centro, Noroeste, Vales, Costa Doce e RMPOA as chuvas e ventos ficam intensos com eventual queda de granizo. Os acumulados variam entre 50 e 75 mm/dia, podendo passar dos 90 mm/dia no Noroeste e Centro. Os ventos sopram em praticamente todo o RS com rajadas em torno dos 40 aos 60 km/h, podendo passar pontualmente enquanto as instabilidades avançam sobre as regiões.
Acumulados poderão variar entre 80 e 120 mm sobre as regiões da Campanha, Sul, Missões, Noroeste, Centro, Vales e RMPOA, devendo passar pontualmente dos 150 mm nas Missões, Noroeste e Centro.
A Defesa Civil estadual orienta que você busque informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre medidas de prevenção. Não retorne para áreas ainda alagadas ou inundadas. Fique em segurança!