


Na quinta-feira (7/10), ocorreu o lançamento do documentário Da pesquisa para a tela: agrotóxico e saúde do trabalhador rural, disponível no YouTube.
Este trabalho foi produzido por um grupo de pesquisa vinculado aos cursos de Mestrado em Ambientes e Tecnologias Sustentáveis e de Desenvolvimento e Políticas Públicas, ambos do campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Integram o grupo a organizadora do vídeo, professora doutora Iara Denise Endruweit Battisti, e as professoras doutoras Alcione Aparecida de Almeida Alves, Liziara da Costa Cabrera e Suzymeire Baroni.
Conforme Iara Battisti, "neste documentário é abordada a problemática da intoxicação por agrotóxicos entre trabalhadores rurais, extensivos a população rural".
O vídeo conta com depoimentos de alguns agricultores participantes das pesquisas, professoras pesquisadoras e profissionais envolvidos na temática Agrotóxico e Saúde do Trabalhador Rural.
As pesquisas foram desenvolvidas na região das Missões, no Rio Grande do Sul.
COMO ASSISTIR
O documentário Da pesquisa para a tela: agrotóxico e saúde do trabalhador rural, com duração de 17min51s, pode ser assistido AQUI.
FINANCIAMENTO
O projeto principal Análise da Exposição a Agrotóxicos entre Agricultores na Região das Missões/RS teve financiamento do Edital Universal 01/2016 CNPq.