


Na manhã de domingo (20), foi inaugurada a Casa de Acolhimento São Nicolau, que atenderá crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A casa de acolhimento é resultado da criação do Consórcio Intermunicipal de Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade (CISACA), formado pelos Municípios de Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Cerro Largo, Roque Gonzales e Guarani das Missões, e que tem por finalidade a instituição do serviço de acolhimento institucional, na modalidade de abrigo institucional, para atender crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça ou violação de seus direitos fundamentais.
Após a criação do Consórcio, firmou-se um Termo de Colaboração com a Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, que administrará o local por meio de um grupo de missionários da Igreja Católica.
INAUGURAÇÃO
A programação de inauguração teve início com a missa celebrada pelo padre George Batista, da Fundação São Padre Pio. Com grande público, a cerimônia teve continuidade com o descerramento da placa alusiva pelo Prefeitos participantes do Consórcio. O padre George realizou a benção das instalações e os presentes foram convidados a conhecer a estrutura da instituição.
Depois foi realizado um almoço de confraternização com apresentações artísticas, no clube da Associação Santa Cecília, ocasião em que toda arrecadação do evento será revertida para a Casa.
INSTALAÇÕES
A Casa de Acolhimento São Nicolau está localizada na comunidade de Vila Caraguatá, em Salvador das Missões, com capacidade para receber 20 crianças, com idade de 0 a 18 anos.
Para a realização das atividades, a entidade conta atualmente com uma equipe de 10 funcionários, sendo que 12 menores já estão sendo atendidos no local.
DIRETORIA
A direção da instituição é composta pelos Prefeitos participantes do CISACA, ficando assim formada: presidente, prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski; com a vice-presidência ocupada pelo prefeito de Roque Gonzales, João Schereen Haas.
O 1º secretário é o prefeito Valter Hatwig Spies, de Cerro Largo; o 2º secretário é o prefeito Jerônimo Jaskulski, de Guarani das Missões; e o 1º tesoureiro é o prefeito Martinho Berwanger, de São Pedro do Butiá.