


Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio do antigo Hotel Brasil, localizado na rua Marechal Floriano, entre a rua 3 de Outubro e travessa Mauá, em Santo Ângelo.
O sinistro começou por volta das 20h30min de sábado (19) e iniciou no andar superior do prédio.
As viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram rapidamente ao local para o combate às chamas.
Apesar da agilidade, os bombeiros tiveram dificuldade de acesso à parte dos fundos do prédio, onde se intensificou o sinistro.
Foram utilizados três caminhões dos bombeiros e mais uma viatura de resgate. A Brigada Militar sinalizou o local e colocou faixas de contenção para isolar a área e afastar as pessoas próximas ao prédio, tendo em vista o risco de explosão.
O incêndio também atingiu a loja que ficava no térreo.
É com pesar que o COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo), presenciou na noite deste sábado o incêndio no prédio do Hotel Brasil, com construção na década de 1920, de grande valor histórico e cultural para o município, bem cultural inventariado na Lista dos Imóveis de Relevância Histórica, Arquitetônica e Cultural, pertencendo ao Grau de Preservação 02, conforme a Lei Municipal 3.998/2015.
O prédio situa-se na Rua Marechal Floriano, número 1400, quase na esquina da Travessa Mauá. O hotel era referencia regional com excelentes instalações para a época, oferecendo em todos os quartos água encanada e luz elétrica, além de ótimas instalações sanitárias.
A perda é histórica e incalculável e aconteceu mesmo após diversas solicitações e notificações para a realização do restauro do mesmo que estava prestes a comemorar 100 anos. Uma calamidade para a cultura e uma perda irreparável para a memória deste município.
O COMPAHC, assim como outros grupos de preservação do patrimônio e população em geral, ante tal sinistro, se solidarizam e solicitam que sejam tomadas as medidas necessárias para que prevaleça à justiça e que todos se conscientizem sobre a importância da preservação da nossa história.
Thalis Daiani Paz Garcia
Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo