Quem busca a próxima onda na coquetelaria pode ter no Basil Smash um novo drinque para chamar de seu. Verde, lindo e necessário no verão, ele é mega refrescante, fácil de beber, e ainda vem com um ingrediente aromático inconfundível - e famoso por ser afrodisíaco: manjericão.
De tão gostoso, faz a gente perder a conta das rodadas. Não é de hoje que a força perfumada do Basil Smash (gim, limão siciliano, açúcar e manjericão macerado) frequenta diversas cartas de bares paulistanos.
Subitamente, porém, sua popularidade cresceu e ele tem sido uma das pedidas perfeitas para as tardes e noites quentes da metrópole.
"Não sei explicar exatamente como as pessoas descobriram o Basil Smash, mas entendo que elas gostam dele por ser leve, cítrico e refrescante. É bem próximo ao Fitzgerald, o superquerido do momento", diz o bartender Lula Mascella, proprietário dos bares O Picco e Nu i Cru. Em ambos os endereços, a venda de Basil Smash cresce a cada noite.
Leo Gonçalves, bartender do Sylvester Bar, também atesta o sucesso do Basil Smash e o ranking dos coquetéis com gim do verão 2023. Em primeirão, Fitzgerald (gim, limão, açúcar, bitters, receita que você aprende a fazer aqui). Em segundo, Basil Smash. Na fila, o simpático Tom Collins (gim, limão, açúcar, água com gás) deixa para trás o outrora glorioso Gim Tônica.
Todos têm algo em comum com a Caipirinha, o grande coquetel brasileiro. Equilibram uma base alcoólica com açúcar e um elemento cítrico. Fitzgerald tem um sutilíssimo toque de amargor, vindo do bitter. No Basil Smash, predomina o poder e a fragrância da erva. O longo Tom Collins nada mais é do que uma limonada divertida.
Um drinque alemão
Ao contrário de muitos coquetéis, alguns com mais de um século de existência, o Basil Smash é um clássico moderno. Surgiu em dois lugares da Alemanha quase ao mesmo tempo, em 2008, no norte e no sul do país.
RECEITA DE BASIL SMASH
Ingredientes:
45 mililitro (ml) de gim
20 mililitro (ml) de suco de limão siciliano
10 mililitro (ml) de xarope de açúcar simples
15 folha(s) de manjericão (com pedaços do caule, para dar cor ao drinque)
Raminho de manjericão para decorar
Modo de preparo:
Macere as folhas de manjericão no fundo da coqueteleira, com ajuda de um pilão. Adicione os demais ingredientes, cubra com muito gelo e bata vigorosamente até resfriar. Coe duplamente (com ajuda de uma peneirinha fina) para um copo baixo com gelo (cubos menores ou apenas um cubo grande). Decore com o raminho de manjericão.
Xarope de açúcar simples:
Numa panelinha, coloque uma parte de água para uma parte de açúcar. Aqueça e mexa até o açúcar dissolver totalmente. Espere esfriar e guarde na geladeira por 15 dias.