Cerro Largo, 20 de maio de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 08/01/2024 20:07:34 • Região

João-de-barro causa piscada de luz

Fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (8/1), em Caibaté
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução / Jornal Cruzeiro do Sul

Uma ave trabalhadora e construtora por natureza. Esse é o João-de-barro, uma das espécies mais simpáticas da fauna brasileira, que tem se mostrado um predador das redes elétricas na região de atuação da Cermissões.

O passarinho construtor aproveita cada espaço disponível. O sinal de trânsito, a cruz da igreja e, principalmente, os postes da rede elétrica. Alguns são condomínios de João-de-barro. E aí é que mora o perigo. Para ele e para nós.

Na manhã desta segunda-feira (8/1), houve uma pequena queda de energia (piscada), notada pelos associados da Cermissões na cidade de Caibaté, ocasionada por um João-de-barro, que ao encostar em uma chave-fusível, na rede troncal próxima da matriz, causou um curto-circuito, e consequentemente a piscada na luz.

O João-de-barro é o responsável involuntário grande parte das quedas de energia (piscadas). Isso acontece porque o passarinho costuma construir a casa colada no isolador, que sustenta o fio de alta tensão. Volta e meia, o João-de-barro precisa limpar o bico e quando faz isso no fio de alta tensão, acaba eletrocutado e deixa sem luz muita gente que mora por perto.

Para ajudar o João-de-barro, que é o arquiteto natural, que não conhece eletricidade, a Cermissões tem instalado um equipamento chamado “Espanta Pássaro”, para evitar que a casa do João-de-barro seja construída ao lado do isolador, o lugar mais perigoso do poste, e possa causar um curto-circuito. Outra maneira de proteger a espécie adotada pela Cermissões, é a instalação de “Pinos Topo”, que afasta o isolador do poste. Desta forma, o João-de-barro não encontra espaço suficiente para fazer o ninho ali e é forçado a construir a casa em uma parte mais segura.

Esse investimento vale muito a pena, pois além de ser de baixo custo, reduz o número de desligamentos e salva os pássaros, destaca o coordenador das Equipes de Construção Rudinei Santos.

Os associados que constatarem casas de João-de-barro, que apresentem algum risco para a rede elétrica, devem informar a Cermissões, usando os seguintes canais:

- Ligação gratuita, disponível, 24h, para 0800.541.1122
- WhatsApp 55.3355.3000
- Messenger do Facebook e Instagram
- Site www.cermissoes.com.br
- Aplicativo da Cermissões

Sobre o João-de-barro

O João-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) também chamado uiracuiar e uiracuité é uma ave Passeriforme da família Furnariidae.

É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família).

É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero e tido como "Ave de la Patria", desde 1928.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
joão-de-barro
joão de barro
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp