Cerro Largo, 23 de abril de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 31/12/2020 12:07:15 • Salvador das Missões

Casa de Acolhimento São Nicolau completa dois anos

Local conta com o trabalho de 11 colaboradores e sete missionários Filhos da Misericórdia
Crédito: Casa de Acolhimento São Nicolau / Divulgação

A Fundação São Pe. Pio de Pietrelcina, entidade sem fins lucrativos fundada em 23 de maio de 2008, presta serviços na região desde 31 de dezembro de 2018, após assinar um termo de colaboração com o Consórcio Público Intermunicipal de Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade (CISACA), ocasião em que foi aberta a Casa de Acolhimento São Nicolau, na localidade de Vila Caraguatá (Salvador das Missões).

A Casa de Acolhimento foi criada por determinação do Ministério Público, e tem a finalidade de proteção provisória e excepcional, destinada à crianças e adolescentes privados da convivência familiar, que se encontram em situação de risco ou tiveram seus direitos violados.

Nesses dois anos, a Casa investiu em melhorias para um atendimento mais qualificado, com acomodações apropriadas e um espaço mais confortável. Com o tempo, planeja-se construir a sua sede própria, tudo pesando no bem-estar dos acolhidos.

A Casa conta com 11 colaboradores, assistente social, psicólogo, nutricionista, cuidadores, auxiliares de limpeza e cozinheira. Além destes, conta com uma equipe de sete missionários Filhos da Misericórdia, que prestam serviço voluntários, onde desenvolvem trabalhos de administração, coordenadoção, técnica de enfermagem, motorista, pedagoga e cuidadores.

Ao longo desse período, a instituição já abrigou 39 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Atualmente 11 acolhidos permanecem no Lar, 21 retornaram à família de origem, cinco foram encaminhados para adoção sendo quatro internacionais, um nacional, uma transferência e um desacolhimento por completar a maioridade.

O desígnio da Casa é que o acolhido permaneça o mínimo de tempo possível. Sendo assim, realiza trabalho para que a criança/adolescente retorne à família biológica ou extensa o mais breve possível, pois quanto mais rápido e eficaz for o trabalho de reintegração, menos danos e consequências terão os acolhidos.

O desafio da Fundação é permitir que essa travessia se cumpra de forma saudável e construtiva, passando segurança e confiança ao acolhido, estimulando sua autoestima, as competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo, interpretar e interagir com a realidade, e assim superar os desafios da vida e voltar a sonhar e construir o seu futuro.

"A Fundação agradece o apoio recebido e deseja um feliz e abençoado Ano Novo. E que continuemos juntos nesta caminhada".

Fonte: Assessoria de Comunicação
casa de acolhimento
são nicolau
fundação são padre pio de pietrelcina
comunidade filhos da misericódia
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp