


O casal Ester e Plínio Sebastiany reuniu familiares, colaboradores e amigos, na noite de sexta-feira, 7 de julho, para comemorar o cinquentenário do Hotel e Restaurante Missões, empreendimento com uma história de muito trabalho e sucesso em Cerro Largo. O prefeito Paulo Kipper, o presidente da Câmara de Vereadores Carmo Mumbach e Chico Dal Ri, um dos primeiros clientes, prestigiaram o evento.
Fundado em 7 de julho de 1973, o Hotel e Restaurante Missões começou como um sonho dos amigos e sócios Plínio Sebastiany e Lauro de Wallau, que começaram do zero, construindo o prédio em etapas.
Inicialmente abriram o restaurante, em seguida o primeiro andar de apartamentos, com o início do atendimento no hotel. Já no primeiro ano, estavam com todo prédio principal pronto e 22 apartamentos operando.
Em 1983, a empresa passou a ser 100% propriedade de Ester e Plínio, com o casal Lauro e Susana de Wallau seguindo outros rumos profissionais.
Ao longo das décadas, o Missões sempre buscou inovar, para melhor atender ao seu vasto círculo de clientes. Foi assim com o lançamento do primeiro rodízio de pizzas da região, o primeiro restaurante a servir bufê por quilo, além de promover diversos eventos como a Noite de Massas, boates, etc.
Nos anos 90, foi inaugurada mais uma ala, com apartamentos de luxo com decoração baseada na temática missioneira.
Atualmente o Hotel conta com 37 apartamentos e o restaurante tem atendimento terceirizado desde o ano 2000.
Estruturalmente, todo hotel conta com aquecimento solar para os chuveiros e, mais recentemente, foram instaladas placas solares, para geração de energia sustentável.
Para marcar os 50 anos de história, estão sendo modernizadas as instalações, começando pela fachada e recepção, com o objetivo de sempre atender da melhor forma os clientes.
"Temos muito orgulho de nossa história e somos gratos a vocês, que de alguma forma são parte dela".
Em sua fala, Lauro de Wallau lembrou de algumas passagens importantes do começo do hotel, como o processo de compra do terreno onde foi construído o prédio e as obras, onde Plínio trabalhou como servente para reduzir custos e evitar o desperdício de qualquer material.
Fizeram-se presentes na comemoração dos 50 anos, três ex-colaboradoras que integraram a equipe pioneira de funcionários, Marlene, Fátima e Geci, que atuaram como copeiras e camareiras.
A cozinheira Mira Reinert, o garçom Renatinho Dutra e o assador Clarimundo Schaedler, todos já falecidos, foram lembrados por Plínio Sebastianty.
Encerrado os atos comemorativos, foi cantado o "Parabéns a Você", assoprada a vela dos 50 anos e os presentes confraternizaram com um coquetel oferecido pelos anfitriões.