Cerro Largo, 18 de julho de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 18/07/2025 13:12:00 • Agronegócio

Educação para uma produção saudável e sustentável

Emater desenvolve ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social
Foto: Arquivo / Emater/RS-Ascar

O Rio Grande do Sul, estado com forte tradição agropecuária e importante participação do setor na sua economia, enfrenta o constante desafio de preservar a sanidade dos rebanhos e das lavouras. Para isso, o Governo do Estado mantém uma rede articulada que envolve o poder público, entidades técnicas e produtores rurais. Nesse contexto, destacam-se as ações conjuntas da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária (DDA), responsável pelas atividades oficiais de fiscalização, controle e inspeção sanitária.

A Emater desenvolve ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com o objetivo de promover a educação sanitária junto aos produtores rurais assessorados, sendo o tema um de seus focos estratégicos de atuação. A Instituição atua na prevenção e disseminação de boas práticas, por meio da orientação técnica em propriedades rurais, campanhas educativas, ações em escolas e capacitações, visando ampliar a conscientização sobre a importância da saúde animal e vegetal para toda a sociedade.

O trabalho da Emater em educação na defesa sanitária se divide em dois grandes blocos — animal e vegetal — e envolve atividades como a capacitação contínua de extensionistas e agricultores, a vigilância ativa nas propriedades a orientação sobre o uso correto de defensivos agrícolas e a importância de notificar sintomas suspeitos de doenças ou pragas. Além disso, campanhas de comunicação e educação em comunidades rurais e urbanas reforçam a ideia de que a defesa sanitária é responsabilidade de todos.

DEFESA SANITÁRIA VEGETAL

As ações de defesa sanitária vegetal da Emater estão relacionadas ao Projeto Inspeciona-RS e ao Programa Monitora Ferrugem RS. Para o produtor rural Eduardo Ebert, de Hulha Negra, o assessoramento prestado pela Emater/RS-Ascar proporciona o acesso a informações e práticas essenciais sobre a legislação que versa sobre a aquisição e uso de defensivos agrícolas e as responsabilidades dos produtores, desde a compra e uso dos produtos até o manejo dos equipamentos de aplicação e utilização de itens de proteção individual. “Participei de duas capacitações nos últimos cinco anos e aplico o conhecimento na prática, o que me permite verificar os resultados em minha propriedade, por isso recomendo o trabalho da Emater para outros produtores rurais”, destaca Ebert.

INSPECIONA-RS E MONITORA FERRUGEM

O Inspeciona-RS visa a inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e o treinamento de agricultores em boas práticas de aplicação de defensivos com o objetivo de qualificar o trabalho de aplicação, reduzir custos, minimizar o impacto ambiental e diminuir riscos à saúde humana. Desde a sua implantação, em 2019, o programa já promoveu cerca de 900 capacitações, com mais de 19 mil aplicadores treinados e realizou 2.500 inspeções de pulverizadores agrícolas.

Já o Monitora Ferrugem RS é um programa voltado a agricultores que cultivam soja. A ferrugem é a principal doença que ataca o cultivo da oleaginosa e pode acarretar prejuízos severos nas áreas de cultivo. Neste contexto, o Rio Grande do Sul é um dos únicos estados no País que realiza um trabalho sob essa ótica. "Nosso objetivo é fornecer informações sobre o fungo causador da doença e a ocorrência de esporos. Semanalmente, apresentamos essas informações aos agricultores e disponibilizamos o mapa estadual de risco climático. São informações importantes que contribuem para tomada de decisões dos produtores, além de diminuir os custos e aumentar a rentabilidade das lavouras", destaca o extensionista rural da Emater, Elder Dal Prá.

DEFESA SANITÁRIA ANIMAL

A Emater desempenha também um importante papel na prevenção e controle de doenças em animais, promovendo ações educativas e capacitações voltadas aos pecuaristas familiares. Por meio de visitas técnicas e palestras, os técnicos orientam sobre vacinações obrigatórias, controle de zoonoses e a importância de práticas de biossegurança e do monitoramento dos rebanhos para evitar a propagação de doenças. Também auxiliam os produtores na identificação de sinais clínicos, na interpretação de exames e na notificação de casos suspeitos às autoridades competentes.

A produtora rural de São Jerônimo, Gabriela dos Santos Pereira, comenta sua experiência no trabalho que é acompanhado pelos extensionistas da Emater. "Em nossa propriedade sempre mantemos o rebanho atualizado e com vacinas em dia, contra a febre aftosa, brucelose, carbúnculo, hemático e sintomático. Da mesma forma com nosso rebanho suíno. A Emater é uma grande parceira, através do acompanhamento dentro da propriedade, sempre incentivando os produtores. Os técnicos estão sempre presentes, orientando e esclarecendo dúvidas", salienta.

A Instituição incentiva a adoção de estratégias de manejo integrado, como o uso racional de medicamentos, controle de parasitas e manutenção de instalações limpas e adequadas. Outro ponto importante da atuação é o apoio no processo de solicitação de indenizações, garantindo que os pecuaristas recebam ressarcimentos adequados por perdas relacionadas ao abate sanitário de animais infectados. Além disso, trabalha em parceria com órgãos de defesa para reforçar a segurança sanitária e assegurar que os produtores observem os protocolos necessários para a certificação de rebanhos livres de doenças.

Para a extensionista rural da Emater Thaís Michel, a capilaridade da Instituição proporciona um grande alcance do trabalho de educação em defesa sanitária realizado junto às famílias assistidas, o que traz segurança para o Estado e garantia de um rebanho mais saudável. Além disso, as iniciativas colaboram para que os produtores tenham segurança quando produzem os produtos de origem animal para o próprio consumo, como também para a manutenção de seus rebanhos com saúde, a fim de acessar mercados e comercializar produtos de qualidade.

A EMATER E OS FOCOS ESTRATÉGICOS

A Emater está presente em todo o Rio Grande do Sul e para acessar suas orientações e ações de Aters, busque os escritórios municipais da Instituição, que estão à disposição de todos os produtores familiares do Estado.

Esta reportagem, da série Focos Estratégicos, é uma produção especial da Emater que, semanalmente, apresenta em detalhes um dos 11 focos de ação prioritários da Instituição. A cada semana, você vai conhecer melhor as áreas de atuação que orientam o trabalho técnico da Entidade no Rio Grande do Sul, com histórias, resultados e iniciativas que mostram a presença e a importância da Extensão Rural na vida das famílias que se dedicam à produção primária e na construção de um meio rural mais sustentável e próspero.

Não perca os próximos temas:

- Agroindústria Familiar;

- Horticultura;

- Manejo e conservação da água e do solo;

- Pecuária Familiar;

- Usos múltiplos de água: reservação e irrigação;

- Produção, secagem e armazenamento de grãos;

- Acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioambientais.

Fonte: Maria Suely Carvalho / Emater/RS-Ascar
Emater/RS-Ascar
Emater
Focos Estratégicos
Inspeciona RS
Monitora Ferrugem RS
Assistência Técnica
Extensão Rural
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp