O que para muitos é só um programa de domingo, para outros é profissão. Comemorado neste sábado, dia 30 de setembro, o Dia do Churrasqueiro é especial para os profissionais que trabalham com o prato mais desejado da culinária gaúcha.
Em Cerro Largo, um dos churrasqueiros mais conhecidos é o Luiz Limana, proprietário do Restaurante do Luiz, localizado às margens da BR 392.
Luiz é natural da Linha Heloísa Sul, em São Paulo das Missões, de onde saiu aos 17 anos para trabalhar em Cerro Largo, mais precisamente no Restaurante Central, o popular Restaurante do Juca, onde atuou como churrasqueiro e garçom por 17 anos.
Além de aprender a profissão, foi no restaurante do saudoso Bernardo Psiuk que Limana conheceu a esposa, Marlise, natural da Linha São José, em Salvador das Missões.
Em 1997, Luiz e Marlise deixaram a estabilidade de seus empregos para empreender, quando decidiram abrir o Restaurante do Luiz, que há 26 anos prepara um dos melhores churrascos da região.
Limana lembra que, além de carne de boa qualidade e da técnica certa para assar cada tipo de corte, é preciso gostar do que se faz. "Não é uma profissão fácil, pois não tem sábado, não tem domingo, não tem feriado. Mas é isso que amamos fazer. E, com o apoio da nossa família, estamos construindo a história do nosso restaurante", destaca.
Seis dicas para elevar o nível do seu churrasco
Cinco acompanhamentos para o churrasco