Cerro Largo, 26 de novembro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 14/08/2020 17:33:17 • Culinária

A versatilidade da ora-pro-nóbis

Planta comestível rica em proteínas, também é conhecida como carne de pobre
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Reprodução)

Muitas pessoas já ouviram falar da ora-pro-nóbis, um grupo menor conhece a planta e poucos a cultivam.

No município da Sabará (Minas Gerais), desde 1977 é realizado anualmente o Festival da Ora-pro-nóbis, quando são expostas e comercializadas deliciosas receitas contempladas por esta planta fantástica.

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), que significa em português 'Rogai por nós', pertence à família dos cactos. É uma planta trepadeira com espinhos e folhas carnudas, é um vegetal rico em ferro, proteína, lesina, carboidratos, fibras, ácido fólico, cálcio, fósforo, vitaminas entre outros.

RUSTICIDADE

A rusticidade da planta permite seu cultivo em diversos tipos de solo, suportando inclusive ambiente meio sombreado.

A propagação é feita por meio de estacas. Para conseguir melhor pegamento das mudas é recomendado usar a região localizada entre as partes tenras e as mais lenhosas da haste. É recomendado também que a haste tenha em torno de 20 centímetros de comprimento. Ao plantar em embalagem ou no local definitivo é indicado retirar todas as folhas da haste e enterrar um terço da estaca. Para um maior sucesso de pegamento é importante manter o local levemente umedecido. A melhor época de plantio é logo após o período de geadas.

Segundo o técnico agrícola Breno Ely "onde se planta nasce e quando cresce, serve de alimento e proteção".

RIQUEZA NUTRICIONAL

Além do consumo das folhas in natura e sucos verdes, a ora-pro-nóbis serve para enriquecer sopas, olhos, carnes, pães, panquecas, massas, refogados, saladas, tortas entre outros.

Vem do Sul uma revisão de estudos que confirma sua riqueza nutricional. "A espécie oferece minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras",enumera a pesquisadora Larissa Wainstein Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. Um arranjo protetor da imunidade. Outros trabalhos revelam ainda uma grande quantidade de compostos fenólicos que resguardam as artérias.

Seu teor proteico, porém, sempre foi o mais alardeado. "Ele pode concentrar de 17 a 32% de proteína em matéria seca", quantifica o engenheiro-agrônomo Nuno Rodrigo Madeira, da Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal. Essa exorbitância inspirou a criação de um tipo de farinha que enriquece bolos, pães e massas, deixando as receitas com um tom esverdeado.

Desconfia-se também que tanta fartura esteja por trás de um de seus mais antigos apelidos: "carne de pobre". Relatos dão conta de que, na falta de um bife no prato, o povo menos favorecido recorria ao alimento para suprir a necessidade do nutriente.

É certo que as folhas frescas não valem por um bife, mas são muito bem-vindas.

"Trata-se de um ingrediente que promove a nossa biodiversidade e que pode colaborar para o combate à monotonia alimentar", avalia o nutricionista José Divino Lopes Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais.

ORNAMENTAÇÃO

A ora-pro-nóbis também é uma alternativa para cerca viva e de ornamentação suporta podas regulares.

"Vamos inserir esta planta fantástica e versátil nas nossas propriedades/terrenos e aproveitar os benefícios que ela naturalmente proporciona para nossa alimentação e saúde", finaliza Breno Ely.

Mais informações, e deliciosas receitas, os leitores conseguem em inúmeras publicações na internet.

Fonte: Breno Ely / Luis Henrique Franqui
ora-pro-nóbis
ora-pro-nobis
ora pro nóbis
pereskia aculeata
cacto
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp