Cerro Largo deu um passo decisivo para viabilizar a ampliação do acesso asfáltico e a construção de ciclovia em um trecho de 1,7 km que conecta áreas produtivas à malha urbana do Município.
Na manhã de segunda-feira (1º/9), o Município recebeu oficialmente a documentação técnica de licenciamento ambiental, elaborada pela empresa Vena Ambiental e entregue pela bióloga Lidiane S. Drum Alles e pela engenheira ambiental e sanitarista Rubia G. Hoffmann.
O material reúne estudos e laudos fundamentais, como análises geológicas, cobertura vegetal, fauna, projeto de supressão de vegetação, prognóstico ambiental, cronograma das obras, plantas técnicas e plano de gerenciamento de resíduos, que asseguram a viabilidade da obra e estabelecem diretrizes para o monitoramento ambiental durante a execução.
Embora os laudos técnicos sejam essenciais, a municipalização do trecho é o verdadeiro ponto de virada do projeto. Atualmente, como via estadual, há limitações legais: é permitido apenas acostamento para veículos, sem possibilidade de implantar passeio público ou ciclovia. Com a municipalização, a Prefeitura passa a ter autonomia para investir de forma mais completa, atendendo demandas reais de mobilidade, segurança e infraestrutura.
O encaminhamento desse processo é também um critério indispensável para adesão ao PIAA/RS – Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico do Governo do Estado, no qual os recursos serão disponibilizados pela empresa Lojas Becker, de Eleonor Oscar Becker, por meio do ICMS.
O projeto prevê não apenas a melhoria do asfalto, mas também a inclusão de faixa adicional, recapeamento e a implantação de ciclovia.
O prefeito Pedro Butzen, acompanhado do vice-prefeito Ambrósio Ten Caten, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Projetos e Gestão, Artêmio Winter, e da secretária da Administração, Thana Lopes, destacou que a iniciativa simboliza a união entre crescimento econômico e responsabilidade.