A passagem de uma frente fria no território gaúcho provoca uma virada no tempo nesta terça-feira (22/8). Existe a perspectiva de pancadas de chuva em todas as regiões do RS principalmente a partir da segunda metade do dia. Contudo, a precipitação pode ocorrer antes em áreas da metade sul do Estado.
De acordo com a Climatempo, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas antes da chegada da chuva. Isso ocorre devido a ação a massa de ar quente que vem antes da frente fria. É essa sequência de condições climáticas que torna possível o risco de temporal em todas as regiões gaúchas. A chuva pode vir acompanha de queda de granizo e trovoadas.
Os maiores acumulados do dia, 24 milímetros, ocorrem em cidades como Rio Grande e Pelotas, no Sul. Esse volume de chuva representa cerca de 19% da média para o mês.
A Defesa Civil emitiu alerta para risco de temporais pontuais no Estado, com descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (22).
A mínima vai ser registrada pelos termômetros de Pedras Altas, no Sul: 8°C. Já a máxima, 34°C, ocorre em Capão da Canoa, no Litoral Norte, e em Alto Feliz, no Vale do Caí. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 15°C e 30°C.
As pancadas de chuva devem seguir predominando na metade norte do Estado na quarta-feira (23), principalmente na Serra e no Litoral Norte. Na Campanha e no Sul, o sol aparece entre nuvens e não há mais perspectiva de instabilidade. A mínima, 5°C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. A máxima está prevista para Vicente Dutra, no Norte: 34°C. Na Capital, os termômetros variam entre 15°C e 20°C.