Cerro Largo, 01 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 31/10/2024 14:18:45 • Agronegócio • Ubiretama

Realizado Dia de Campo em Ubiretama

Manejo, sanidade e produtividade na atividade leiteira foram abordados na atividade
Propriedade de Osvino e Nadir Rudke sediou o evento (Foto: Emater/RS-Ascar)

Manejo, sanidade e produtividade na atividade leiteira, bem como aspectos que contribuem com a qualidade de vida da família foram abordados em dia de campo realizado na terça-feira (29/10), em Ubiretama, numa promoção da Emater/RS-Ascar. Os participantes foram recepcionados na propriedade de Osvino e Nadir Rudke, na Linha Quinze de Novembro.

A chefe do escritório municipal da Emater, Alice Leni Fiedoruk Quinzani, destacou o conhecimento prévio dos agricultores e a importância da troca de saberes, uma vez que, em suas palavras, "cada produtor de leite é um pouco pesquisador também, pois está sempre testando as melhores formas e manejos para sua propriedade". Também reiterou a importância do trabalho em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e a empresa de rações Mimara, que apoiaram a realização do evento.

O secretário municipal de Agricultura, Rubi Weiss, também reconheceu os importantes resultantes obtidos através do trabalho em parceria e destacou a presença de um grande número de mulheres, indicando sua relevância para a atividade leiteira.

O engenheiro agrônomo e proprietário da fábrica de rações Mimara, Milton Racho, frisou que atividades como esta têm o intuito de sensibilizar e promover o acesso à informação para que cada um possa adaptar à sua propriedade, conforme seu perfil e interesse.

Na estação sobre moradia, habitação e paisagismo na propriedade rural, a extensionista da Emater Alice Quinzani destacou a promoção do bem-estar e da qualidade de vida, através dos cuidados com os arredores e com a produção de alimentos para autoconsumo. "A moradia é considerada um local para morar, se alimentar, repor energias, conviver em família. Os arredores dizem muito de nós, como somos e o que apreciamos. Os alimentos que produzimos em nossa horta e pomar, assim como a criação de animais, precisam ser variados e podem ser observados pelas cores, quanto mais coloridas nossas refeições, mais diversidade de nutrientes são levados ao organismo", salientou. A agricultora Nadir Rudke afirmou que o cuidado dos arredores, principalmente com as flores, é como se fosse "uma terapia", promovendo oportunidades de saúde mental e bem-estar. "Gosto deste lugar, pois transformamos ele como pensamos que deve ser, da forma que a família se sente bem", afirmou.

O manejo da ordenha, qualidade do leite e sanidade animal com o uso de homeopatia foram abordados na estação conduzida pelo extensionista da Emater de Campina das Missões Felipe Bieger. O médico veterinário lembrou da necessidade do planejamento antes mesmo de construir estruturas necessárias à produção de leite, pensando em conforto tanto para os animais como para as pessoas que realizam os manejos diários. Bieger também destacou o uso da homeopatia a fim de diminuir o uso de produtos químicos na promoção da sanidade animal.

O engenheiro agrônomo Milton Racho, da empresa Mimara, trouxe informações sobre produção e produtividade. Racho salientou que produzir um volumoso de qualidade é importante para diminuir custos de produção, uma vez que complementar a alimentação dos animais estrategicamente, com concentrados, ajuda a manter a dieta equilibrada, refletindo em mais produção e renda para família.

Em outra estação, o extensionista da Emater de Ubiretama Inácio Ledur apresentou as variedades de pastos cultivados na propriedade da família Rudke, evidenciando as potencialidades de cada cultivar. Enfatizou que "não existe uma forrageira milagrosa, uma vez que todas podem contribuir com seu melhor potencial a depender do manejo adequado". A contribuição das pastagens para a produção de leite com rentabilidade também foi enfatizada pelo assistente técnico regional da Emater, Jorge João Lunardi. Ledur ainda apresentou um cálculo comparativo entre os valores obtidos com a produção de leite e a produção de soja por hectare, enfatizando que a rentabilidade da primeira atividade é muito superior à da oleaginosa, sendo uma alternativa interessante para pequenas áreas.

A equipe do escritório municipal da Emater de Ubiretama registrou o agradecimento à família Rudke por viabilizar o dia de campo com a cedência da propriedade, bem como as instituições apoiadoras por auxiliarem na organização do evento.

Fonte: Deise A. Froelich / Emater/RS-Ascar
Emater/RS-Ascar
Emater
dia de campo
leite
qualidade de vida
Linha 15 de Novembro
Ubiretama
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp