Em assembleia da Associação dos Municípios das Missões (AMM), realizada dia 11 de novembro em Salvador das Missões, Itacurubi passou a fazer parte da entidade, sendo aprovada sua solicitação por unanimidade, pelos prefeitos presentes na reunião.
Itacurubi fica distante cerca de 500 Km da capital do estado Porto Alegre, sua extensão territorial é 1.120,874 km² e a população é de aproximadamente 3.470 habitantes, segundo dados do IBGE.
Quem nasce em Itacurubi é chamado de itacurubiense e atualmente o Município é administrado por Gelso dos Santos Soares (prefeito) e José Adoldo Caetano Rigon (vice-prefeito).
HISTÓRIA
O início da povoação de Itacurubi deu-se por volta de 1890, com a chegada do capitão da Marinha Jacques Ouriques Simons, oriundo da Bahia, com a conseqüente instalação de uma casa para a troca e venda de produtos na região. Esses primeiros moradores muito contribuíram, com seu bravo trabalho, para o desenvolvimento e crescimento de Itacurubi. Em 1930, surgiu a primeira farmácia, e em 1947, foi fundada a Associação do Aeroclube de Itacurubi, sendo no mesmo ano criada a Escola Estadual de 1° Grau Vicente Goulart.
O aniversário do município é dia 9 de maio, data de sua fundação no ano de 1988, era distrito subordinado aos municípios de São Borja e Santiago. No dia 10 de abril de 1988 ocorria o plebiscito, ocasião em que a maioria dos itacurubienses foi às urnas e disse SIM à emancipação, permitindo que Itacurubi deixasse de ser um distrito e após se tornasse, oficialmente, um Município. A vitória do SIM no plebiscito, foi a consagração dos anos de trabalho e dedicação do movimento emancipacionista, que teve início em 1984 e enfrentou diversos obstáculos e impasses até conquistar esse feito. Mais do que isso, a data marcou o início de um novo capítulo na história do hoje Município de Itacurubi, a qual ainda vem sendo escrita, dia após dia.
Os municípios limítrofes são: São Borja, Unistalda, Bossoroca e Santo Antônio das Missões.
O NOME
Ita = pedra; Curuba = caroço; I = pequeno (Fonte: dicionário Tupi-Guarani).